Pular para o conteúdo

Bebês guardam boas lembranças, mostra experimento feito por psicólogos

Jairo Bouer

14 de outubro


BEBES300 - Bebês guardam boas lembranças, mostra experimento feito por psicólogos
Crédito: Brigham Young University

Bebês de cinco meses de idade são capazes de lembrar o que aconteceu no dia anterior? Segundo um estudo americano, é possível afirmar que pelo menos os bons momentos ficam na memória deles.

A pesquisa, feita por psicólogos da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, mostra que crianças dessa idade são mais propensas a recordar algo se houver uma emoção positiva envolvida. Os resultados foram publicados no periódico Infant Behavior and Development.

Embora bebês não falem, há outras maneiras de avaliar a resposta deles a testes de memória. Uma delas é monitorar o movimento dos olhos e ver quanto tempo eles se fixam em cada imagem. A tendência é olharem mais para aquilo que lhes é familiar.

Neste experimento, as crianças foram colocadas em frente a uma tela e, em seguida, expostos a uma pessoa que ora usava uma voz contente, ora neutra ou então brava. Imediatamente depois de cada fala, eles eram expostos a uma forma geométrica.

No dia seguinte, os bebês foram apresentados a formas novas e também às que foram usadas no estudo. Os pesquisadores, então, gravaram quantas vezes os bebês olharam para cada imagem. E o desempenho foi bem melhor para as formas ligadas às vozes contentes.

Para o principal autor do estudo, o professor de psicologia Ross Flom, as emoções positivas aumentam a atenção dos bebês porque geram excitação. Para quem tem filhos pequenos, a conclusão é que vale a pena investir nas brincadeiras.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS