Pular para o conteúdo

Aviso sobre risco de apostar não funciona para adolescentes, segundo estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


jogo7001 - Aviso sobre risco de apostar não funciona para adolescentes, segundo estudo

Adolescentes são mais propensos a assumir riscos que adultos, no ambiente virtual, qualquer que seja a aposta. Essa é a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Plymouth, nos Estados Unidos.

Psicólogos convidaram adolescentes de 13 a 17 anos e jovens adultos, de 18 a 24, para participar de um jogo de apostas na internet, em que eram apresentados dois cenários: no primeiro, um aviso ressaltava quanto dinheiro poderia ser ganho, e, no segundo, quanto poderia ser perdido com a jogada.

Os adolescentes apresentaram um comportamento mais arriscado em ambos os cenários, ao contrário dos adultos, que optaram por não jogar quando a possibilidade de perda era ressaltada.

Quanto mais velho o jogador, e mais experiências e memórias ele tem, maior a tendência a considerar riscos de forma intuitiva, afirmam os pesquisadores. Sem esse passado, os jovens não conseguiriam captar a essência de um aviso sobre uma aposta mais arriscada.

Os resultados foram publicados no periódico Decision, da Associação Americana de Psicologia. Para os autores, chamam atenção para o fato de que os populares “disclaimers”, ou seja, avisos que aparecem em certos sites na internet, podem não funcionar para os adolescentes.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS