Pular para o conteúdo

Associação faz alerta contra dietas bizarras, como a da argila

Jairo Bouer

14/10/2019 19:22




DIETA300 - Associação faz alerta contra dietas bizarras, como a da argilaCom a chegada do verão e os excessos do Natal, começa a busca incessante pelos “milagres” para emagrecer. É quando as dietas da moda, muitas vezes atribuídas a celebridades, começam a ganhar adeptos. Quase todo ano, instituições médicas se veem na obrigação de divulgar alertas contra essas estratégias, que podem ser perigosas para a saúde.

A Associação Dietética Britânica, em seu recado anual, fez uma advertência contra alguns modismos recentes, como a chamada Paleo Diet. Os adeptos, que teriam os atores Matthew MacConaughey e Megan Fox como inspiração, procuram se alimentar como os homens das cavernas, cortando itens como pães, massas, cereais e produtos lácteos do cardápio.

A associação adverte que excluir leite e derivados da dieta pode deixar as pessoas com deficiência de cálcio e, por isso, expostas a um risco maior de fraturas. Além disso, esse tipo de dieta restringe demais a vida social das pessoas, já que é difícil sair com os amigos apenas para comer carne.

Outro alerta da entidade diz respeito a um método bizarro: o de ingerir argila para emagrecer e desintoxicar. Claro que não se trata de qualquer argila, mas uma versão comercializada por empresas. Ao ser consumido, o produto faria volume no estômago, ajudando a driblar a fome.

A associação, que conta com mais de 7.500 nutricionistas, avisa que comer argila pode causar sérios problemas de saúde, como envenenamento por arsênico e prisão de ventre, entre outros.

Também aparece na lista a dieta “Vegan antes das seis”, ainda pouco divulgada no Brasil. Supostamente adotada por Beyoncé, a proposta consiste em seguir uma alimentação vegana (sem itens de origem animal) até 18 horas.Depois disso, pode-se comer à vontade. Para os especialistas da entidade, o método pode levar as pessoas a exagerarem na comida à noite.

O ideal é que as pessoas consumam alimentos de todos os grupos em diferentes momentos do dia, para manter o equilíbrio nutricional, como reforça a associação. Infelizmente, não há fórmula mágica para perder peso. É preciso diminuir o consumo de calorias, mantendo os nutrientes essenciais para o organismo, e praticar atividade física.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS