Pular para o conteúdo

Ao malhar, use o smartphone apenas para ouvir música

Jairo Bouer

14/10/2019 19:27




SMARTPHONE300 - Ao malhar, use o smartphone apenas para ouvir música
crédito: Kent State University

É muito raro ver alguém na academia sem o celular na mão. Por isso, pesquisadores da Universidade Estadual de Kent, nos Estados Unidos, decidiram avaliar como o uso de smartphones pode interferir na prática de atividade física, em especial quando a pessoa está na esteira.

A conclusão é clara: o uso provoca redução na intensidade do exercício. Para um dos autores do trabalho, Jacob Barkley, os smartphones podem diminuir os benefícios da atividade física para a saúde ao longo do tempo.

Ao todo, 44 estudantes foram avaliados ao longo de quatro sessões de meia hora na esteira. Os pesquisadores avaliaram os efeitos das funções de smartphones comuns, como música, conversação e mensagens. Já o grupo controle não tinha acesso ao aparelho durante o exercício.

Os resultados mostraram que as três funções interferem de maneira diferente na atividade física. Usar o smartphone apenas para ouvir música aumenta a velocidade média na esteira e a frequência cardíaca, além de elevar o prazer em malhar.

Já usar o celular para conversar torna o exercício na esteira mais agradável, além de não interferir muito na frequência cardíaca. Mas a velocidade diminui com o comportamento.

Trocar mensagens de texto, por último, não altera o prazer em se exercitar, e, o pior: reduz a velocidade e a frequência cardíaca. Ou seja: quem não quiser se prejudicar deve esperar o fim da sessão para teclar.

Os pesquisadores observam que as pessoas hoje têm pouco tempo para se exercitar e, por isso, devem aproveitar bem cada sessão. Se for difícil vencer a tentação de responder às mensagens de texto durante a corrida ou a caminhada, talvez seja melhor deixar o smarphone no vestiário enquanto estiver malhando.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS