Pular para o conteúdo

Amor de pai pode interferir no desempenho acadêmico do filho

Jairo Bouer

14/10/2019 19:43




paiefilho700 - Amor de pai pode interferir no desempenho acadêmico do filho

O amor e a proximidade de um pai tem influência especial sobre os jovens,  e faz com que se sintam mais otimistas e determinados a lutar pelas coisas. Além disso, é capaz de fazer com que as meninas tenham melhores notas de matemática e os meninos, maior habilidade em português.

As conclusões acima foram obtidas em um estudo realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Sexual Roles.

O trabalho teve como foco famílias de baixa renda e minorias étnicas no país, e contou com quatro escolas de ensino médio. Os pesquisadores avaliaram questionários de 183 alunos do sexto ano para avaliar fatores como motivação, notas, habilidades e relação com os pais.

Pais presentes, segundo os resultados, afetaram as crenças dos adolescentes em si mesmos e no seu futuro. A autoconfiança também teve efeitos sobre o desempenho acadêmico dos filhos, mas eles foram diferentes para  meninas e meninos.

Para os autores, é importante incentivar os pais a se comunicar melhor com os filhos, manifestando afeto e aceitação, já que esse cuidado pode ser determinante no futuro de um indivíduo, e até mesmo de uma comunidade.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS