Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Não sabe o que comer antes de treinar? Veja dicas!

O carboidrato é a principal fonte de energia. Já a proteína favorece o reparo muscular e a liberação mais lenta da glicose - iStock
O carboidrato é a principal fonte de energia. Já a proteína favorece o reparo muscular e a liberação mais lenta da glicose - iStock

Redação Publicado em 21/05/2022, às 08h00

Cada pessoa tem sua rotina de treinos e de alimentação, mas a dúvida sobre o que se deve ingerir antes de partir para o exercício é bastante comum. A alimentação bem feita antes do treino é essencial não só para o desempenho, mas para que você não passe mal ou se machuque.

Tanto na refeição feita logo antes do exercício (até duas horas antes) quanto nas outras que antecedem o treino (o que varia de acordo com o horário em que você treina), dois nutrientes são importantes: carboidratos e proteínas.

O carboidrato é a principal fonte de energia. Já a proteína favorece o reparo muscular e a liberação mais lenta da glicose, liberando energia de forma constante. Assim, um bom prato ou lanche antes do treino deve conter estes dois nutrientes em equilíbrio. Certo, mas quais são os alimentos que são bem-vindos neste momento?

Carboidratos

Se você tem pouco tempo entre a refeição e o treino, por exemplo, até duas horas antes, prefira fontes de carboidrato simples, que te darão energia de forma mais rápida, como: torradas, frutas (ou sucos), batata inglesa, mel, pão de forma e geleia.

Já no caso das refeições anteriores ao pré-treino, as fontes de carboidrato podem ser as complexas, ou seja, que oferecem uma liberação de energia mais gradual e lenta, como: batata-doce, aveia, arroz integral e massas.

Proteínas

Se o seu pré-treino for feito com pouco tempo até o exercício, prefira fontes mais leves de proteína, que chegarão ao organismo com um processo de digestão mais rápido, como: claras de ovo, queijo branco, iogurte e Whey Protein.

Já nas refeições maiores (e mais distantes do treino), prefira alimentos completos, como: ovos inteiros, frango, carnes vermelhas magras, peixes e leguminosas, como o feijão.

Ah, e lembre-se de consultar um especialista da área de nutrição para que a sua alimentação seja feita de forma equilibrada e sem erros, ok?

Quantas frutas e legumes comer diariamente?

Uma pesquisa publicada na revista Circulation reuniu informações de dezenas de outras pesquisas de todo o mundo sobre saúde e dieta. Os estudos incluíram dois milhões de pessoas que foram acompanhadas por até 30 anos. 

Através de uma comparação com os participantes que revelaram comer apenas duas porções de frutas e legumes por dia, aqueles que se alimentavam com cinco porções diariamente tinham:

  • Um risco 13% menor de morte por qualquer causa;
  • Um risco 12% menor de morte por doença cardíaca ou acidente vascular cerebral (AVC);
  • Um risco 10% menor de morte por câncer;
  • Um risco 35% menor de morte por doença respiratória, como doença pulmonar obstrutiva crônica.

Diante dos resultados, os especialistas recomendam que as pessoas consumam cinco porções de frutas e legumes todos os dias. Segundo os pesquisadores, esses alimentos são as principais fontes de vários nutrientes diretamente ligados à boa saúde, em especial à saúde do coração e dos vasos sanguíneos.