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Música faz cerveja ficar mais gostosa, mostra pesquisa

Imagem Música faz cerveja ficar mais gostosa, mostra pesquisa

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h41 - Atualizado às 23h54

Uma música pode interferir no gosto da cerveja, segundo estudo publicado no periódico Frontiers in Psychology. Pesquisadores descobriram que informações multissensoriais, como sons, formas e cores, podem influenciar a maneira como percebemos os sabores.

O trabalho teve como pano de fundo um projeto de cervejeiros belgas, que criou uma bebida a partir da identidade musical e visual da banda britânica The Editors, A partir disso, um grupo de pesquisadores da Universidade Vrije Bruxelas e da Universidade Católica Leuven, ambas na Blélgica, realizaram um experimento com 231 consumidores.

Os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro, que servia de controle, experimentou a cerveja sem ver o rótulo e sem ouvir qualquer música. Já o segundo grupo visualizou apenas a embalagem enquanto experimentava o produto. E o terceiro viu o rótulo e ainda ouviu uma música da banda enquanto degustava a bebida. Todos escreveram sobre suas expectativas em relação à cerveja antes do teste, e, depois, relataram o quanto haviam gostado dela.

Conclusão? Os consumidores que contaram com as informações visuais e a música foram os que mais apreciaram a cerveja, e os que não viram nem o rótulo foram os que deram os depoimentos menos entusiasmados.

Os autores pretendem, no futuro, ir mais a fundo e tentar descobrir o quanto os sons podem interferir na percepção de diferentes sabores, como o amargo ou o doce. Eles também querem saber se a música pode fazer as pessoas fazerem escolhas mais saudáveis de bebida e comida, por exemplo.

A pesquisa é interessante para quem trabalha com marketing, mas também dá uma ideia do quanto uma festa regada com boa música e um rótulo atraente podem fazer você gostar mais de uma bebida alcoólica.