Doutor Jairo
Leia » Saúde

A menstruação atrasou, mas o teste de gravidez deu negativo; e agora?

Nem sempre menstruação atrasada é sinal de gravidez - iStock
Nem sempre menstruação atrasada é sinal de gravidez - iStock

Redação Publicado em 29/11/2021, às 15h00

Para muita gente, a menstruação atrasada automaticamente significa gravidez. No entanto, existem outros inúmeros motivos que podem levar à desregulação do ciclo menstrual. 

Mas, para entender isso, primeiro vamos falar sobre o que está acontecendo no corpo durante o ciclo menstrual. Na semana anterior ao início da menstruação, os níveis de progesterona começam a subir e os níveis de estrogênio começam a cair. Isso pode desencadear os sintomas clássicos de TPM, como sensibilidade mamária, mudanças de humor, fadiga, inchaço, ansiedade e ânsias intensas. Se a menstruação estiver atrasada, esses sintomas podem até aumentar. Tudo isso pode ser confuso, porque a maneira como o corpo se comporta quando a menstruação atrasa pode ser muito semelhante aos sintomas da gravidez. E, se você realmente quer engravidar (ou realmente não quer estar grávida), pode analisar em excesso cada sintoma, aumentando o estresse e a ansiedade, o que pode atrasar ainda mais a menstruação e amplificar ainda mais os sintomas.

Confira:

Como saber quando devo fazer o teste? 

Os médicos recomendam que se espere até uma semana após o atraso da menstruação para fazer um teste de gravidez. Os testes de gravidez caseiros são bastante sensíveis, por isso não há necessidade de fazer inúmeros testes. 

Contudo, se você fizer o teste uma semana após o atraso da menstruação e obtiver um resultado negativo, mas ainda tiver todos os sintomas da gravidez, provavelmente ficará em dúvida do que está acontecendo. Por isso, separamos alguns motivos que também podem atrasar a menstruação. Confira:

Estresse

O estresse afeta o corpo de maneiras estranhas. Se a vida é muito estressante fisicamente (pense em treinar para uma maratona) ou emocionalmente (pense em uma pandemia), então o cérebro pode decidir que não há necessidade de um bebê no momento e, dessa forma, não ocorre a ovulação. Se você não ovula, não tem menstruação (mas tem sintomas de TPM – que podem parecer sintomas de gravidez).

Remédios

Os medicamentos podem afetar os ciclos menstruais. Um dos maiores culpados são os esteróides. Seja tomando uma embalagem de esteroides para aquela infecção sinusal desagradável ou levando uma injeção no joelho por causa da dor da maratona, os esteroides podem definitivamente fazer você perder a menstruação e se sentir muito “hormonal” (em outras palavras, grávida). Suplementos de ervas e óleos essenciais também podem ter esses efeitos, às vezes. Se você estiver tomando anticoncepcionais hormonais (pílula, adesivo ou anel), isso também pode afetar seu ciclo e fazer com que você pule alguns ciclos. Mudanças na tireoide ou na medicação para diabetes também podem ter um efeito.

Perimenopausa

A idade média da menopausa é de 52 anos, mas algumas mulheres começam a sentir as flutuações hormonais da perimenopausa por volta dos 40 anos. Com a perimenopausa, é comum que os ciclos se tornem irregulares e, como os níveis hormonais tendem a flutuar de um extremo ao outro, alguns dos sintomas da gravidez, como sensibilidade mamária e mau humor, podem ser mais prevalentes.

De toda forma, se seu ciclo menstrual estiver muito desregulado, é importante consultar um ginecologista para que ele investigue os motivos por trás disso e passe o tratamento correto.

Via: Web MD

Assista também: