Doutor Jairo
Leia » Saúde

Mamilos doendo? Confira 6 possíveis motivos

Dores contínuas podem ser um indicativo para procurar ajuda médica - iStock
Dores contínuas podem ser um indicativo para procurar ajuda médica - iStock

Redação Publicado em 29/08/2021, às 09h00

Muitas mulheres reclamam de dor nos mamilos e, dependendo do caso, isso pode até trazer preocupação. Porém, é importante destacar que nem sempre essa dor é causada por algo mais sério. Existem muitas razões para que isso aconteça, algumas tão simples como uma alergia ao sabão em pó ou um sutiã que não cabe direito. Dor nos mamilos também é uma ocorrência comum em mulheres menstruadas, grávidas ou amamentando. Por isso, separamos os seis motivos mais comuns para esse desconforto. Confira:

1. Fricção

A fricção é a razão mais comum para os mamilos ficarem doloridos. Pode ocorrer atrito se os mamilos esfregarem contra uma camisa ou sutiã mal ajustado durante atividades esportivas, como corrida, surfe ou basquete. Frequentemente, a fricção no mamilo, além de causar dor, também pode deixar a pele mais seca ou rachada.

2. Infecção

Os mamilos que já foram feridos por fricção, uma reação alérgica, ou estão rachados ou sangrando têm um risco maior de infecção. A lactação e a amamentação também podem aumentar o risco de infecção.

Uma infecção por fungos nos mamilos, também conhecida como sapinho, costuma ser sentida como uma dor ardente e pungente que não desaparece com a redução das fontes de atrito. Os mamilos podem ser rosa brilhante e a aréola pode ser avermelhada ou escamosa.

Muitas mulheres que amamentam descrevem o sapinho como uma dor aguda e quente imediatamente após a mamada. Sinais da infecção também podem aparecer no bebê.

A mastite é possível durante a gravidez se o leite ficar preso em um dos dutos de leite. As bactérias podem começar a crescer no duto e se espalhar. Esse tipo de infecção pode causar mama e mamilo inchados, vermelhos e doloridos.

A mastite precisa ser tratada com antibióticos e, se não for tratada, pode formar um abscesso. Por isso, se além da dor a mulher perceber algo diferente na aparência dos mamilos, é importante procurar ajuda médica.

3. Alergia

Dor e irritação acompanhadas de pele escamosa, com crostas ou bolhas podem ser um sinal de uma reação alérgica ou dermatite atópica (eczema).

Há uma variedade de produtos domésticos que podem irritar os mamilos ou desencadear crises de doenças de pele, como dermatite atópica. Outros sinais de reação alérgica incluem pele vermelha ou rachada ao redor do mamilo e aréola e coceira persistente. Em alguns casos, pode ocorrer uma erupção cutânea.

4. Atividade sexual

A atividade sexual pode ser outra causa de dor nos mamilos. A fricção corporal ou a atividade sexual que envolva os mamilos podem causar dor. Essa dor geralmente é temporária e costuma ser tratada simplesmente dando tempo aos mamilos para cicatrizarem.

Confira:

5. Alterações hormonais

As mudanças hormonais durante o ciclo menstrual também podem desencadear dores nos mamilos e nos seios. Esses sintomas geralmente são sentidos nos dias anteriores ao início da menstruação, quando os seios também ficam mais inchados.

6. Câncer

Algumas dores nos mamilos, normalmente acompanhada de outros sintomas, podem ser um sinal de problemas como câncer, embora os tumores geralmente não causem dor. A dor nos mamilos causada pelo câncer geralmente afeta apenas uma das mamas e um mamilo.

A doença de Paget é um tipo raro de câncer que envolve o mamilo e que costuma ocorrer ao lado de tumores na mesma mama. Pessoas com doença de Paget e câncer de mama podem apresentar outros sintomas, incluindo:

  • Um mamilo achatado ou invertido;
  • Secreção amarelada ou com sangue do mamilo;
  • Sensação de coceira ou formigamento;
  • Pele avermelhada, escamosa ou com crosta ao redor do mamilo e da aréola.

A doença de Paget e o câncer de mama são diagnosticados pela inspeção das células afetadas. Embora a doença de Paget seja rara, qualquer pessoa que não tenha certeza sobre seus sintomas deve buscar ajuda médica.

De toda forma, é importante destacar que se as dores forem contínuas, é importante realizar uma consulta médica para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Assista também: