Pular para o conteúdo

“Já tive sífilis e meu parceiro tem HIV; ele corre algum risco?”

Jairo Bouer

2/10/2020 17:14




Dúvida: Já tive sífilis e me tratei. Conheci uma pessoa que é HIV positivo e temos usado camisinha em todas as relações. Minha preocupação é eu passar algo pra ele pelo beijo. Existe esse risco?

Dr. Jairo Bouer:  Se a pessoa teve sífilis e tratou a doença direitinho, com antibiótico, não há risco de transmitir a doença para outra pessoa. Essa transmissão só acontece quando a pessoa tem a doença e não se trata.

Vale lembrar que, mesmo sem sintomas, a transmissão pode ocorrer. O risco existe em qualquer modalidade de sexo (sexo oral, vaginal ou anal).

casalgay 300x200 - "Já tive sífilis e meu parceiro tem HIV; ele corre algum risco?"
Crédito: Pixabay

Agora, algumas observações importantes: a primeira é que se você tem ou teve sífilis, seu parceiro tem que ser tratado também. Se você já estava com essa pessoa que é HIV positivo na ocasião, é importante que ela tenha se tratado também, ou então essa pessoa pode te reinfectar. 

De qualquer forma, é importante lembrar que ter sífilis não te dá imunidade futura. Ou seja: você pode pegar sífilis de novo, se tiver uma relação sexual desprotegida. É muito importante que você saiba disso. Também é bom que você saiba que uma IST (infecção sexualmente transmissível) pode ser uma porta de entrada para o HIV. 

A gente tem visto muitos casos de sífilis no Brasil, nos últimos anos, e, muitas vezes, a pessoa descobre que tem sífilis e também HIV no momento do diagnóstico. Ou seja, essa coinfecção acontece. 

É legal que você esteja preocupado com a saúde da pessoa com quem você se relaciona. E que vocês estejam usando camisinha corretamente, em todas as relações, e desde o início da relação. Se vocês dois se cuidam, e fazem check-ups periódicos, vocês podem se beijar sem qualquer preocupação. 

Veja também:

Saiba mais:

Tive sífilis e tratei; posso pegar de novo?

Garotos ainda são os mais vulneráveis ao HIV

 

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS