Doutor Jairo
Leia » Sistema imunológico

Há ligação entre felicidade e sistema imunológico? Psicólogos respondem

Crie uma rotina escolhendo atividades que façam bem, como caminhar no parque e fazer carinho no cachorro - iStock
Crie uma rotina escolhendo atividades que façam bem, como caminhar no parque e fazer carinho no cachorro - iStock

Redação Publicado em 08/06/2022, às 12h00

Não é surpresa que o estresse possa mexer com seu corpo, mas a ciência está olhando para o outro lado. Isso porque experimentar uma sensação de bem-estar pode ter um efeito fortificante no corpo que é diferente de simplesmente ter uma ausência de estresse. Parece que esses processos positivos estão agindo independentemente dos negativos e podem ter ligações mais fortes com a imunidade.

Para alguns especialistas em saúde mental, talvez seja mais fácil aumentar a felicidade das pessoas do que diminuir o estresse. Em outras palavras, mesmo durante o peso de uma pandemia como a que vivemos, práticas que aumentam o bem-estar eudemônico - que produz felicidade, senso de conexão e propósito na vida – podem ajudar.

Como a felicidade melhora a saúde

Em dois estudos de 2019, pesquisadores descobriram que seis semanas de treinamento de atenção plena levaram a mudanças imunológicas positivas em jovens sobreviventes de câncer de mama, incluindo uma redução na expressão de genes relacionados à inflamação – que é um fator em condições como doenças cardíacas e, portanto, algo contra o qual você deseja se proteger. Os sobreviventes também mostraram aumentos no bem-estar eudemônico; quanto maior essa medida, maior o efeito sobre os genes.

Os cientistas levantam a hipótese de que esses benefícios estão relacionados à atividade do sistema nervoso simpático, responsável pela reação de luta ou fuga. Isso porque quando você ativa regiões do cérebro relacionadas à recompensa – áreas que acreditamos serem desencadeadas por esses processos psicológicos positivos – as reações de luta ou fuga diminuiriam. 

Além disso, em um estudo publicado na Psychological Science, pessoas que seguiram um programa de três meses de "princípios da felicidade", no qual fizeram coisas como manter um diário de gratidão semanal e praticar meditação de atenção plena, relataram níveis mais altos de bem-estar e um terço a menos de dias de doença, quando comparados àqueles que não fizeram nada para aumentar sua felicidade.

Quando você se sente bem, é mais provável que você pratique hábitos saudáveis, como se exercitar e se alimentar melhor. Mas há mais do que isso. Pesquisas anteriores sugerem que emoções positivas podem auxiliar a função imunológica. Elas reforçam a resistência do corpo aos vírus e aumentam a atividade dos anticorpos para combater os invasores.

Como obter as vantagens das emoções positivas para o sistema imunológico? Veja algumas dicas: 

1.Seja solidário

Quando seus espíritos precisam de um estímulo, a melhor coisa que você pode fazer é ajudar outra pessoa. Pesquisas mostram que temos um impulso de bem-estar fazendo coisas boas para os outros. Portanto, faça o possível para ser gentil com um estranho que parece estar tendo problemas. Pense em um projeto voluntário. Essas ações criam um ciclo de feedback que inunda seu cérebro com pensamentos positivos, segundo especialistas. Um estudo de 2017 na revista Psychoneuroendocrinology descobriu que as pessoas que fizeram atos de bondade ao longo de quatro semanas mostraram uma expressão melhorada de genes ligados à função de resposta imune.

2.Atenha-se à sua rotina de bem-estar

Manter outras práticas de estilo de vida saudável deixará seu sistema imunológico funcionando bem, o que inclui dormir o suficiente, movimentar seu corpo e comer alimentos ricos em nutrientes. E você pode experimentar exercícios de mindfulness. A felicidade também pode estar em atitudes, e quanto mais você as pratica, mais feliz você se sente. O segredo é escolher atividades que lhe tragam alegria e praticá-las regularmente. Então se você gosta de andar de bicicleta, saia sempre que puder. Faça mais caminhadas no parque. Faça carinho no seu cachorro. Não tente seguir o exemplo de outras pessoas. Você faz suas escolhas.

3.Recupere seu tempo

Aponte para o que os cientistas chamam de "afluência de tempo" - a sensação de que você tem tempo para se envolver em atividades e relacionamentos significativos. Isso é importante porque o oposto, "a fome de tempo”, sensação de que você não tem tempo livre, pode ser um golpe tão grande para o seu bem-estar quanto o desemprego, de acordo com uma pesquisa. Comece reduzindo o tempo gasto com atividades menos importantes – como checar toda hora seu celular. Coloque-o fora de alcance algumas vezes ao dia e você começará a se sentir livre.

4.Encontre a recompensa real

Como as pessoas não puderam fazer muito durante o auge da pandemia, algumas substituíram experiências divertidas por comprar coisas para se sentirem melhor. Comece a redirecionar sua energia de volta para essas atividades. As experiências proporcionam satisfação mais duradoura na forma de antecipação, alegria instantânea e felicidade lembrada, do que as posses. Experimente uma aula de yoga ou planeje aquela viagem que você sempre sonhou.

Veja também: