Doutor Jairo
Leia » Saúde

Fases da lua influenciam na qualidade do sono, diz estudo

Estudo também mostrou que homens têm uma qualidade de sono ainda pior - iStock
Estudo também mostrou que homens têm uma qualidade de sono ainda pior - iStock

Redação Publicado em 22/09/2021, às 13h00

Existem inúmeros fatores que podem afetar a qualidade do sono: estresse, uso de telas antes de dormir, alimentação, etc. No entanto, um estudo recente realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, mostrou que as fases da lua também podem influenciar nisso!

Para chegar a essa conclusão, mais de 800 participantes foram avaliados enquanto dormiam, seja durante a lua crescente (quando a quantidade de iluminação na lua está aumentando) ou uma lua minguante (quando sua área de superfície visível está diminuindo).

Os pesquisadores descobriram que tanto homens quanto mulheres dormiam pior durante a lua crescente do que na lua minguante. No entanto, esse efeito foi particularmente pronunciado nos homens, de acordo com a equipe.

Por que a lua poderia influenciar no sono?

É provável que o cérebro humano responda ao luar quando a iluminação da lua está aumentando (durante a lua crescente), mantendo-nos acordados.

Isso poderia ser mais pronunciado em homens, porque os cérebros masculinos são mais responsivos à luz ambiente do que os cérebros femininos, como já mostraram pesquisas anteriores.

Mas essa história de que a lua afeta ou não nosso sono tem sido uma questão controversa entre os cientistas – muitos consideram a ideia de que estamos de alguma forma inatamente conectados à lua como uma pseudociência.

Mas qualquer um que tenha mais dificuldades para dormir durante um determinado período de 15 dias, em comparação com o período de 15 dias seguinte (que combinados, aproximadamente formam um ciclo lunar), pode muito bem ser afetado por mudanças na luz lunar, sugere esse novo estudo.

A pesquisa foi conduzida por Christian Benedict, professor associado do Departamento de Neurociência da Universidade de Uppsala, e publicado na revista Science of the Total Environment.

“Nossos resultados foram robustos para ajustes de problemas crônicos de sono e gravidade da apnéia obstrutiva do sono”, disse o professor Benedict. “Nosso estudo, é claro, não consegue distinguir se a associação do sono com o ciclo lunar foi causal ou apenas correlativa”.

Durante o ciclo lunar de 29,5 dias, observamos uma lua nova (com iluminação de 0 por cento), uma lua crescente (quando a quantidade de iluminação na lua está aumentando), uma lua cheia (iluminação de 100 por cento) e, em seguida, uma lua minguante (quando sua área de superfície visível está ficando menor).

Assista também: