Pular para o conteúdo

Existe algum tratamento para fazer a gente crescer mais?

Jairo Bouer

23 de novembro


A pergunta acima chega com bastante frequência para mim. Infelizmente, muita gente se incomoda por ter uma estatura mais baixa do que a média, e não há muito como mudar essa característica. O que define a altura de alguém é basicamente a carga genética. Se os pais forem altos, o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada.

Ter hábitos saudáveis também favorecer o crescimento. Se uma pessoa sofre com a privação de alguns nutrientes, fica sem matéria-prima para se desenvolver. E se vai dormir tarde, há menor liberação do hormônio do crescimento. Certas doenças podem ter impacto no desenvolvimento da criança ou do adolescente, e questões como sono, alimentação equilibrada e atividade física diminuem esse risco.

Existem terapias com hormônios sintéticos para estimular o crescimento. Mas, em geral, os médicos só recomendam o tratamento para crianças com algum tipo de distúrbio, já que pode haver efeitos colaterais. Outra possibilidade é o uso de medicamentos para retardar a puberdade ou a primeira menstruação. É que os hormônios sexuais inibem o crescimento dos ossos longos do corpo. Mas só um médico endocrinologista pode indicar esses recursos, após uma avaliação completa do paciente.

Já para quem chegou aos 18 ou 20 anos de idade, é improvável conseguir algum aumento significativo da altura. Exercícios para alongar o corpo melhorar a postura, por exemplo, podem até resultar em alguns centímetros a mais, porém não mais que isso. Mas pense bem: será que a altura é tão importante assim para a sua felicidade?

Veja também:

Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube