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Deu vontade de tomar aquele sorvete? Pode ser culpa da rede social

Imagem Deu vontade de tomar aquele sorvete? Pode ser culpa da rede social

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h38 - Atualizado às 23h55

Você acha que a TV é uma péssima influência para a alimentação, já que a quantidade de propaganda de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar é enorme? Pois saiba que as redes sociais podem exercer um efeito até mais forte, segundo um estudo sueco focado em adolescentes.

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo comprovaram que jovens adoram postar fotos de comida rica em calorias e pobre em nutrientes. Eles chegam até a compartilhar fotos de anúncios publicitários. E essas imagens têm efeito similar ao da propaganda: fazem os outros terem vontade de experimentar aqueles alimentos, ainda que desconhecidos.

O trabalho, publicado na revista científica Appetite, foi baseado na análise de mais de 1.000 contas de Instagram pertencentes a adolescentes escandinavos na faixa dos 14 anos. Do total, 85% compartilhavam fotos de comida. Os itens mais comuns – presentes em 68% das imagens postadas – eram doces, biscoitos, bebidas açucaradas, chocolate e sorvete. Apenas 22% envolviam frutas e legumes.

Os pesquisadores também perceberam que marcas famosas de refrigerantes, sorvetes e cafés também estavam bem representadas nas postagens. Segundo os autores, isso indica que muitos adolescentes aceitam esse tipo de promoção, cada vez mais comum nas redes sociais. Segundo os especialistas, esse tipo de publicidade informal pode ser até mais eficaz que a tradicional. Quando até os seus melhores amigos dizem que uma guloseima recém-lançada é deliciosa, fica difícil resistir, né?