Doutor Jairo
Leia » Dúvida

Cuidados com o cabelo: máscaras caseiras realmente funcionam?

Muitas receitas caseiras são passadas na internet, mas nem sempre são boas - iStock
Muitas receitas caseiras são passadas na internet, mas nem sempre são boas - iStock

Giulia Poltronieri Publicado em 09/04/2021, às 11h00

Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar inúmeras receitas de máscaras caseiras e outros cuidados com o cabelo que, nem sempre, são recomendáveis. 

A dermatologista Maria Augusta Bolzan explica que as receitas com óleo de coco e babosa, por exemplo, até são eficazes para promover a hidratação do cabelo, mas para problemas como queda ou alergia, é preciso consultar um médico.

E lavar o cabelo todos os dias, faz mal?

Não! Na verdade, os cabelos podem e devem ser lavados todos os dias ou, pelo menos, um dia sim e um dia não. “Quanto mais limpo ficar o couro cabeludo, menos sujeito ele fica a caspa, dermatite seborreica e até ao aumento da quedas”, explica Maria Augusta.

Ela ainda destaca que não é recomendado ficar muito tempo sem lavar os fios pois isso aumenta a oleosidade do couro cabeludo, que por consequência aumenta a queda do cabelo.

Pode dormir com o cabelo molhado?

Esse hábito também não é recomendado. De acordo com a dermatologista, ao fazer isso, há um maior favorecimento da dermatite seborreica e de fungos. “A dica é sempre tentar dormir com o cabelo mais seco possível mas, se não for possível, secar pelo menos a raiz. Também é importante evitar prender o cabelo quando ele estiver molhado, porque isso favorece a quebra dos fios”, justifica Maria Augusta.

Veja também: "Mulher também pode ter calvície"

E, por falar em prender o cabelo, a dermatologista ainda dá a dica de, caso precise ficar com ele preso o dia todo, não deixá-lo muito apertado, pois isso pode favorecer a chamada "alopecia de tração”, que é quando o cabelo vai arrebentando na região da frente. 

O que pode fazer com que o cabelo caia muito? E como resolver isso?

Infelizmente, a queda de cabelo pode ter muitas causas e, por isso, é recomendado que se procure um dermatologista para entender melhor o caso. Entre os fatores que podem causar a queda dos fios, estão:

  • Alteração hormonal;
  • Deficiência de ferro;
  • Problema na tireoide;
  • Estresse;
  • Genética;
  • Infecções virais, entre outras.

“Então, antes de começar a tomar vitaminas, é preciso investigar o motivo para a queda. O dermatologista vai pedir vários exames, fazer uma análise do couro cabeludo e depois, com base em tudo isso, ele vai tratar a causa específica”, finaliza a dermatologista.

Veja também: