Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Confira 6 alimentos que podem aumentar sua disposição

Veja o que mais pode afetar sua disposição - iStock
Veja o que mais pode afetar sua disposição - iStock

Redação Publicado em 23/02/2022, às 12h00

A rotina de muitos brasileiros é acordar e tomar pelo menos uma xícara de café para se sentir disposto. No entanto, a cafeína não é a única substância que dá disposição para o corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), a alimentação de forma geral está intimamente relacionada com nosso bem-estar físico e mental, já que os nutrientes, além de desempenharem diversas funções no nosso organismo, também são precursores de neurotransmissores, como serotonina (triptofano), dopamina e noradrenalina, que podem auxiliar no combate ao cansaço e promover o bem-estar.

Sendo assim, conheça 6 alimentos que podem te ajudar a ter mais disposição durante o dia:

1. Banana: contém triptofano e vitamina B6;

2. Massas e pães integrais: aumentam a secreção de insulina, que favorece a produção de serotonina (também conhecido como o hormônio da felicidade);

3. Alimentos que contêm cromo: nozes, cereais integrais, fígado e ameixa, que auxiliam no humor e disposição;

4. Peixes de águas profundas: como o salmão e a truta, que contêm ômega-3, importante na síntese de neurotransmissores;

5. Castanha-do-brasil ou castanha-do-pará: rica em selênio, que é um antioxidante;

6. Chocolate amargo: contém tirosina, que auxilia na produção de dopamina.

E se meu cansaço for muito intenso?

Vale lembrar que um dos sintomas da anemia ferropriva é o cansaço excessivo; logo, deve-se prestar atenção no consumo de alimentos que sejam fonte de ferro, como carnes bovinas, suínas, gema de ovo e leguminosas.

Por outro lado, uma alimentação rica em gorduras (sobretudo frituras), carboidratos simples, proteínas e açúcares em excesso pode contribuir para uma menor disposição no dia a dia. Da mesma forma, fazer apenas duas refeições com grandes quantidades de alimentos, pode levar a uma digestão muito lenta, “desviando” uma parte da energia que seria destinada a outras funções para a digestão.

Assim, para o seu bem-estar, lembre-se de fracionar a alimentação ao longo do dia e faça uma refeição equilibrada e completa, contendo cereais, leguminosas, legumes, gorduras “boas” (mono e poli-insaturadas), carnes magras, frutas e um bom consumo de água entre as refeições.

Também é importante manter as consultas em dia e fazer os exames necessários, para ter certeza de que está tudo bem!

Assista também: