Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Comendo demais? Exercícios de atenção plena podem ajudar!

Comer com distrações, como televisões ou celulares, pode fazer uma pessoa comer mais - iStock
Comer com distrações, como televisões ou celulares, pode fazer uma pessoa comer mais - iStock

Redação Publicado em 28/03/2022, às 17h30

Muitas pessoas, inconscientemente, comem além do necessário e não percebem até terminarem a refeição. Em grande parte, isso ocorre porque o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar a satisfação.

Dessa forma, se comemos rápido demais (e sem prestar muita atenção no que estamos fazendo), podemos continuar comendo mais do que precisamos. Um artigo publicado no Harvard Health Publishing revelou que os exercícios de atenção plena podem ajudar a evitar esse tipo de situação.

O que é comer conscientemente?

A atenção plena – ou mindfulness, em inglês – é a prática de estar no momento presente e observar os seus próprios sentidos. Em outras palavras é, na hora da refeição, pensar no gosto, no cheiro e na textura da comida, em quais memórias traz à tona e como ela faz a pessoa se sentir. 

Ao estar atenta às refeições, uma pessoa é capaz de retardar o processo alimentar, prestar mais atenção à fome e à satisfação do seu corpo, evitando comer demais. Isso faz com que ela tenha mais cautela na hora de tomar decisões sobre o que está comendo e sobre a quantidade ingerida em vez de apenas passar pelo processo automático de ver a comida, pegá-la e comê-la. 

Para comer de forma consciente, é importante: 

  • Remover distrações:desligue telefones, televisões e computadores. Procure comer em um espaço tranquilo e organizado;
  • Coma com calma: faça uma refeição de cerca de vinte minutos, mastigue lentamente a comida e pouse o garfo sobre a mesa entre as mordidas. 

Confira:

Outros exercícios de atenção plena 

A atenção plena pode ser praticada em diversos outros momentos da vida e não apenas durante uma refeição. Inclusive, adotar essa técnica pode trazer um maior bem-estar físico e mental, como a diminuição do estresse. 

  • Respiração focada:respire lentamente. Ao inspirar, deixe a barriga inflar e, ao expirar, permita que ela murche. Esse movimento envolve o diafragma, que está ligado aos nervos entre o cérebro e o intestino, e promove o relaxamento;
  • Faça uma caminhada consciente: mesmo que seja só por cinco minutos, fazer uma caminhada usando seus sentidos pode ajudar. Tente prestar atenção nas cores das folhas nas árvores, se há rachaduras no chão, qual é o cheiro do ar e se você sente uma brisa em sua pele;
  • Pratique yoga ou tai chi: ambas as práticas de artes marciais antigas incluem respiração profunda e um foco nas sensações corporais;
  • Mantenha um diário: anote os detalhes do seu dia. Tente incluir o que seus sentidos notaram: pontos turísticos, sons e cheiros que você experimentou e as texturas que você tocou.

Não se preocupe em tentar ser consciente o dia todo. Comece com um momento aqui e ali e construa isso gradualmente. Quanto mais consciente você se torna ao longo do seu dia, mais consciente você se tornará quando comer e, consequentemente, se sentirá mais capaz de tomar decisões sobre a comida que consome.

Veja também: