Doutor Jairo
Leia » BBB 22

BBB 22: Linn ia dormir sem banho porque ficou na piscina; isso é correto?

Entenda por que é necessário tomar banho mesmo depois de entrar na piscina - Reprodução / Globo
Entenda por que é necessário tomar banho mesmo depois de entrar na piscina - Reprodução / Globo

Redação Publicado em 07/02/2022, às 13h00

Vira e mexe, algum participante do Big Brother Brasil chama a atenção por conta dos hábitos de higiene. Dessa vez, quem virou tema de debate foi Linn da Quebrada, que disse que iria dormir sem banho, pois havia ficado o dia todo na piscina.

Natália e Naira, então, começaram a imitar o som de um porquinho e brincaram com a amiga: “Ronc, ronc... Não vou mais te abraçar nem te beijar”, disse Naiara. 

Linn rebateu: “Por causa de um dia (sem banho)? Gente eu fiquei na piscina o dia inteiro”. 

No entanto, Natália explicou que a piscina não tem os mesmos efeitos de um banho e a cantora acabou indo para o chuveiro.

O quão necessária é a higiene pessoal?

Por mais que os participantes do BBB 22 fiquem somente dentro da casa, no ar-condicionado, ou ainda entrem na piscina, o banho continua sendo essencial. Ele evita, por exemplo, que micro-organismos se proliferem na pele e resolve o problema do mau cheiro. Por isso, tomar um banho completo, com água e sabão no corpo todo, é muito importante.

E por que tem gente que não gosta?

Principalmente na infância e juventude, são comuns os relatos de pessoas que evitam o banho. Existem várias causas para isso, mas uma delas é a dificuldade do jovem em lidar com o corpo. Existe a questão das mudanças e transformações corporais, que podem dar uma certa vergonha ou receio de tocar no próprio corpo.

Aliado a isso, existe a preguiça e o sentimento de “burlar uma regra” ao fingir que está tomando banho sem estar, de fato.

Inclusive, sobre isso, Jairo comenta: “Eu tenho a impressão de que alguns participantes, quando vão para esses reality shows, de alguma forma revivem esses comportamentos que tinham na adolescência. Então, ficam mais infantilizados. E essa história do banho pode, também, ter uma influência nesse padrão de comportamento”.

Veja mais: