Doutor Jairo
Leia » Pênis

Até qual idade o pênis cresce? Veja essa e outras dúvidas

O pênis pode crescer, em média, até os 17 ou 18 anos - iStock
O pênis pode crescer, em média, até os 17 ou 18 anos - iStock

Redação Publicado em 22/06/2021, às 16h30

Quando o assunto é pênis, diversas dúvidas podem surgir tanto para os meninos que estão começando a se desenvolver quanto para os homens que já detêm experiência com o “dito cujo”. Para ajudar, separamos, os principais questionamentos sobre o tema: 

Por que o pênis é torto? 

É extremamente normal o pênis apresentar uma inclinação, seja para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo - além de poder ser reto também. São várias as possibilidades de orientação da direção do pênis e isso só é um problema se dificultar a vida sexual do homem. 

Às vezes, ao longo da vida, pequenos traumas na região também podem produzir cicatrizes internas que levam o pênis a ficar um pouco mais para um lado ou para o outro quando está em ereção. A maioria dos homens não tem o pênis totalmente reto, sempre haverá uma inclinação. 

Métodos para aumentar o pênis funcionam mesmo? 

Existe uma série de métodos que são vendidos e prometem aumentar o pênis. Porém, é fundamental desconfiar de todo e qualquer anúncio desse tipo.

Foi desenvolvido, por exemplo, o chamado “extensor peniano”, uma espécie de suporte ligado a um elástico conectado a um peso ou preso em alguma parte da perna que puxa o pênis para baixo. Além do desconforto, o extensor não entrega o resultado prometido.

Outro exemplo é a bomba peniana, um anel de borracha que o homem apoia na base do pênis com uma bomba de ar que, na teoria, aumentaria o pênis. Esse aumento, porém, não acontece. 

Existem, também, remédios circulando no mercado que prometem aumentar o tempo até a ejaculação e o tamanho do pênis. Assim como os outros métodos, esse também não funciona e não deve ser considerado como uma proposta séria. 

Por fim, há ainda homens que injetam gordura no pênis – retirada da barriga ou das nádegas, por exemplo –  na tentativa de aumentar o tamanho e a espessura. Entretanto, a gordura é um tecido vivo que pode ser reabsorvido. Assim, além do risco de infecção, o indivíduo pode apresentar deformidades. 

Dá para fortalecer o pênis com musculação? 

Há algumas técnicas que propõem para o homem trabalhar a musculatura do pênis, como a fisioterapia pélvica e o pompoarismo na tentativa de controlar melhor os músculos da região. Isso tudo pode ajudar na performance sexual, mas não é capaz de aumentar o tamanho do pênis. 

Essa “musculação” não funciona porque, apesar de o pênis ter pequenas fibras musculares, ele não é um tecido muscular e sim esponjoso (enche e se esvazia de sangue). Portanto, não é possível fazer um ganho de tamanho com musculação.    

Confira:

O pênis encolhe no frio?

Sim, é possível que o pênis encolha nos meses mais frios do ano. Em dias com temperaturas mais baixas, o homem acaba tendo uma contração de alguns tecidos, que “encolhem” e acabam deixando o pênis menor. 

Já os testículos precisam ficar com uma temperatura entre 2 a 3 graus abaixo do corpo para aumentar a viabilidade dos espermatozóides. Contudo, quando está muito frio, eles “se aproximam” do corpo para manter o aquecimento, dando a impressão de que diminuíram.

Até que idade o pênis pode crescer? 

O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo começa a se desenvolver fisicamente mais tarde, o pênis cresce até 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo. 

Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, às vezes, com 15 ou 16 anos. 

Ficar sentado muito tempo pode trazer algum problema para o pênis? 

Existem poucos estudos nessa direção. Caso o homem fique o tempo todo sentado, ele pode produzir um aquecimento da região do saco escrotal. Assim, os testículos são mantidos extremamente próximos do corpo, fazendo com que a temperatura dessa região fique mais alta do que a ideal, ameaçando a eficiência e funcionalidade dos espermatozóides.  

Por isso, para quem passa o dia todo sentado, o ideal é, a cada hora, fazer uma parada, sair da frente do computador, alongar-se ou olhar para o horizonte, por exemplo. Tudo isso ajuda na saúde como um todo e não apenas relacionada ao pênis. 

Veja também: