Doutor Jairo
Leia » Celebridade

Após anorexia, Mariana Goldfarb comenta sobre relação com o corpo

Mariana contou que desenvolveu anorexia por querer se sentir amada - Reprodução / Instagram
Mariana contou que desenvolveu anorexia por querer se sentir amada - Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 29/06/2021, às 10h07

Mariana Goldfarb já falou abertamente que sofreu com anorexia. No começo do ano, a influenciadora já havia publicado alguns stories, no Instagram, comentando sobre a doença. Na época, ela contou que desenvolveu anorexia porque queria se sentir amada pelos seguidores. “Foi um momento em que fiquei um pouco mais conhecida. Eu sofria tanta competição, comparação… eu queria ser abraçada, amada, ser digna do amor de vocês”, revelou.

“Quanto mais magra eu ficava, mais elogios eu recebia, o que é bem louco. Na balança pesava mais eu ser reconhecida e amada do que estar saudável e não sentir fome”, continuou Mariana. “No fundo, todo mundo quer ser amado e a gente fica mascarando isso. Se você está saudável e não tem o corpo dentro do padrão, não tem nada de errado com você. Se você está passando por ansiedade, compulsão, restrição, procure ajuda. Exclua perfis que alimentem isso em você. Busque ajuda psicológica, eu sei que a gente tem resistência, eu tive. Mas não é saudável passar fome, ficar com 4% de gordura no corpo, não menstruar. Sua saúde física, mental, psicológica não vale um post no Instagram. Nada vale. Isso é seu maior bem”.

Confira:

Agora, nesta terça-feira (29), ela fez um post em seu Instagram falando sobre voltar a se amar. Com uma ilustração que faz alusão à estrias, ela escreveu: “Nos ensinaram direitinho a repudiar o nosso corpo. Comparações, depreciações, desprezo, palavras que cortam como faca. Por muitas milhares de vezes tiveram sucesso. Não tá no gibi a quantidade de vezes que odiei o meu corpo. Mas a cada dia, devagarzinho, eu tô encontrando o caminho de volta pra casa. Pra toda mulher que fala, outras mil são curadas. A sua dor é a minha. Mas adivinha só, das nossas cicatrizes, quando olhadas, regadas, tratadas com carinho, nasce flor”.

Confira o post:

Como identificar a anorexia ou bulimia?

Anorexia e bulimia são os dois tipos de transtornos alimentares mais comuns. Os dois são caracterizados por uma obsessão pela magreza. Mesmo que a pessoa já esteja muito magra, ela nunca está satisfeita. Apesar de serem mais comuns entre garotas, já há muitos casos de meninos com transtornos alimentares.

Na anorexia a pessoa tem um medo terrível de engordar e simplesmente deixa de comer. Mesmo estando magra, a pessoa ainda se vê gorda e acha que tudo o que ela ingerir (até água) vai fazê-la engordar. Com essa sabotagem na alimentação, o paciente desenvolve problemas sérios de saúde, podendo até chegar à morte.

Na bulimia a pessoa alterna períodos de comer compulsivo (ela come tudo o que está na sua frente num acesso de descontrole) com medidas compensatórias. Tomada pela culpa a pessoa tenta eliminar o excesso de comida através de vômito induzido, atividades físicas exageradas uso de laxantes e diuréticos.

As duas doenças precisam de tratamento especializado com terapia, orientação nutricional e muitas vezes uso de medicamentos.

Se você se preocupa demais com sua imagem corporal, pode estar precisando de ajuda. Fique atenta!

Assista também: