Doutor Jairo
Leia » Dúvida

Absorvente interno pode “tirar a virgindade”?

É preciso trocar o absorvente interno com certa frequência - iStock
É preciso trocar o absorvente interno com certa frequência - iStock

Redação Publicado em 05/09/2021, às 10h00

Hoje em dia, existem inúmeras opções para pessoas que menstruam: coletor ou disco menstrual, absorventes de pano, descartáveis, calcinhas absorventes e os já conhecidos absorventes internos. Sobre esse último, apesar de já ser antigo no mercado, ainda causa dúvidas se pode ou não “tirar a virgindade” ao ser colocado.

Na verdade, esse conceito vem do medo de que o hímen seja rompido quando o absorvente é inserido. Mas será que isso é mesmo possível?

Bom, para falar a esse respeito, primeiro é importante destacar que o hímen é visto como uma “marca de virgindade” muito mais pela sociedade do que pelo ponto de vista biológico em si.

Confira:

Na realidade, ele é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e, na maioria dos casos, não a cobre. Se fosse esse o caso, o hímen impediria que o sangue menstrual e outros tipos de secreção saíssem do corpo. 

Logo, como o hímen é elástico, inserir um objeto tão pequeno quanto um absorvente interno não causará seu rompimento. E como, durante a menstruação, o sangue lubrifica a vagina, colocá-lo também não deve ser desconfortável, se feito corretamente.

Vale lembrar ainda que, apesar de não ter esse risco de “perder a virgindade” com o absorvente, ele ainda exige alguns cuidados. Um deles é a troca com frequência. É recomendado que a pessoa troque seu absorvente interno entre quatro a oito horas para que as bactérias não se proliferem.

Assista também: