Doutor Jairo
Leia » Atividade física

4 treinos diferentes de corrida para você evoluir no esporte

O treinamento de corrida engloba diversos métodos diferentes, que podem te ajudar a ganhar velocidade, técnica e resistência - iStock
O treinamento de corrida engloba diversos métodos diferentes, que podem te ajudar a ganhar velocidade, técnica e resistência - iStock

Redação Publicado em 26/02/2022, às 07h00

Para correr, basta vestir um par de tênis e colocar um pé à frente do outro, certo? Bem, tecnicamente sim. Porém, existem várias formas de fazer isso. O treinamento de corrida engloba diversos métodos diferentes, que podem te ajudar a ganhar velocidade, técnica e resistência, por exemplo.

Além disso, apostar em métodos de exercício diferentes ao longo da preparação torna seus treinos menos repetitivos e mais prazerosos, já que você pode experimentar diferentes maneiras de correr e adequá-las aos seus dias.

Um passo de cada vez 

Para as pessoas que nunca correram, o ideal é começar com caminhadas e, aos poucos, alterná-las com trotes. À medida que o exercício fica mais confortável, há sensação de mais capacidade respiratória e o coração fica mais adaptado, sendo possível aumentar o ritmo gradualmente. 

Além disso, fazer exercícios de musculação também é essencial para evitar lesões no momento da corrida e proteger as articulações. Além do treino na academia, você pode experimentar os exercícios de calistenia, que podem ser feitos em casa. 

4 treinos de corrida diferentes

Lembre-se de realizar exames médicos antes de começar uma prática esportiva e de consultar profissionais da educação física.

Intervalado

O treino intervalado, ou HIIT, ajuda a ganhar velocidade e é composto por uma corrida em alta intensidade seguida por um intervalo. Ex: 400m muito forte + 2’ de descanso.

Longo

O treino longo favorece a resistência e deve ser de 30% a 40% maior do que seu maior treino. Por exemplo, se você corre 5 km normalmente, o longo pode ter de 7 km a 8 km.

Fartlek

Em sueco, significa algo como “brincar de correr”. Nele, você corre de forma intermitente, mas alternando os ritmos entre muito leve e muito forte.

Regenerativo

É o treino de descanso! Ajuda o seu corpo a se recuperar de uma semana de treino e deve ser feito de forma muito leve, com uma caminhada ou com um trote.