Doutor Jairo
Leia » Alimentação

13 motivos para consumir goiaba vermelha

Por ser rica em vitamina C, a polpa da fruta aumenta a imunidade, ajudando na prevenção de infecções - iStock
Por ser rica em vitamina C, a polpa da fruta aumenta a imunidade, ajudando na prevenção de infecções - iStock

Redação Publicado em 25/04/2022, às 12h00

Pouca gente sabe, mas a goiaba é um superalimento, rico em vitaminas A e C, além de licopeno – um importante antioxidante natural, capaz de proteger as células do organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer, e combatendo o envelhecimento.

Seja nos sucos, vitaminas, goiabadas ou geleias, a goiaba é uma excelente opção para alimentação funcional, rápida e nutritiva. Pesquisas mostram que a goiaba é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas, firmando-se como excelente alimento para diabéticos, prevenção ao câncer, fortalecimento da saúde cardiovascular, saúde dos olhos, desenvolvimento fetal, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, prevenir a constipação intestinal e ajudar relaxar e emagrecer.

A nutricionista Bianca Naves, da NutriOffice e da empresa Predilecta, destaca 13 motivos para o consumo da fruta:

1-Fortalece o sistema imunológico: por ser rica em vitamina C, a polpa de goiaba aumenta nossa imunidade, ajudando na prevenção de infecções por vírus e bactérias. Pouca gente sabe, mas a goiaba tem de quatro a cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que é bom para reforçar o sistema imunológico do nosso organismo, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

2-Combate o câncer: por conter compostos antioxidantes, como vitamina C, licopeno, polifenóis e flavonoides, como a quercetina, e outras substâncias potentes que fazem com que a fruta seja uma grande aliada na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, mama, pele, cólon e pulmonar.

3-Protege contra o envelhecimento precoce: a goiaba possui elementos que ajudam a manter a pele jovem e saudável, como as vitaminas A e C, caroteno, licopeno e antioxidantes. Essas substâncias auxiliam o organismo em seu processo de renovação celular, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão;

4-Beneficia a pele: justamente por combater o estresse oxidativo, a goiaba ainda possui o licopeno e a vitamina A, substâncias diretamente associadas a um bronzeado saudável e que age em prol da saúde da pele, além de melhorar a fotoproteção, ao proteger a pele dos raios ultravioleta;

5-Intestino saudável (combate prisão de ventre): rica em fibras, a goiaba se torna responsável por proporcionar saciedade, ajudar a emagrecer. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

6-Melhora o humor: em função da presença de magnésio, a goiaba ajuda a melhorar o humor.  Isso ocorre porque o magnésio ajuda a produzir serotonina, hormônio que funciona como um neurotransmissor encarregado de regular o nosso humor.

7-Controla o açúcar no sangue: a fruta ainda tem pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Por ter um baixo índice glicêmico e conter muitas fibras, a goiaba ajuda os diabéticos a evitarem picos de insulina e glicose no sangue. Estudos recentes indicam que a goiaba pode ainda ter um efeito preventivo contra o diabetes tipo 2;

[Colocar ALT]
Goiabas têm licopeno, que ajuda a controlar a pressão arterial - iStock

8-Previne e combate problemas cardiovasculares: o potássio, presente em abundância nas goiabas, é um nutriente fundamental para manter a saúde do sistema cardiovascular. Ao equilibrar as quantidades de potássio e sódio no organismo, a goiaba ajuda a diminuir a pressão arterial, baixar os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL (o “colesterol ruim”), além de aumentar o “bom colesterol” (HDL). Já o licopeno também é um importante aliado do coração e ajuda a controlar a pressão arterial. Vale lembrar que nosso organismo não o produz licopeno e por isso temos que ingeri-lo pela alimentação.

9-Boa para a saúde ocular: por ser uma fonte de vitamina A (embora não supere a campeã cenoura), a goiaba não pode faltar no cardápio de quem se preocupa em manter a saúde dos olhos. Lembrando que a vitamina A é responsável pela prevenção da degeneração macular, da catarata e da cegueira noturna.

10-Indicada a diabéticos: possui baixo índice glicêmico e é rica em fibras, e, por isso, é considerada, também, uma excelente opção de alimento para os diabéticos, pois esses fatores ajudam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser bem controlados em pacientes com diabetes.

11-Reduz a pressão arterial: goiaba também é rica em potássio (mais do que as bananas), um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos. O consumo da fruta ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL).

12-Ideal para grávidas: o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês.

13-Diminui o estresse: contém magnésio que atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse.A deficiência nutricional desse nutriente ajuda a piorar a situação. Assim, consumir goiaba regularmente pode ajudar no controle da tensão e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

Veja também: