Esforço para sorrir pode atrair motivos para sorrir de verdade

Publicado em Destaque, Notícias

Crédito: Fotolia

Está de mau humor? Faça um esforço para sorrir. Parece papo de autoajuda, mas um grupo de pesquisadores fez uma revisão de diversos estudos sobre o tema e descobriram que a dica ajuda de verdade.

A análise foi feita por estudiosos das universidades do Tennessee, de Knowville e do Texas, nos EUA, e envolveu dados coletados por quase 50 anos. Ao todo, foram analisadas 138 pesquisas, sendo que os testes envolveram mais de 11 mil pessoas do mundo todo.

Os resultados, publicados esta semana no periódico Psychological Bulletin, indicam que emoções também podem vir de fora para dentro. Em outras palavras: um sorriso pode ter um impacto positivo no nosso humor, mesmo que venha um pouco forçado, da mesma forma que nos sentimos mais sérios ao franzir a testa.

Os autores deixam claro que ninguém vai encontrar a felicidade só porque estampou um sorriso no rosto. Mas eles acham que essas descobertas sobre o que eles chamam de “feedback facial” trazem pistas interessantes sobre como a mente e o corpo interagem para moldar nossas experiências emocionais.

Claro que nada se compara a um sorriso espontâneo, verdadeiro. Um outro estudo, publicado em 2010 no Journal of Experimental Social Psychology, mostrou que as pessoas sabem muito bem diferenciar uma expressão sincera de uma forçada. E, claro, preferem conviver com quem sorri sinceramente, já que percebem isso como sinal de cooperação, segundo pesquisadores da Universidade Penn State.

Ir atrás de pessoas, bichos, filmes, memórias, piadas que façam nossa expressão se abrir é sempre uma boa ideia. Não só para se sentir melhor, como também para atrair pessoas que podem contribuir para o seu bem-estar.