Pular para o conteúdo

Um em nove homens tem HPV transmitido por sexo oral, diz estudo

Jairo Bouer

14/10/2019 19:49




medico700 - Um em nove homens tem HPV transmitido por sexo oral, diz estudo

Um em nove homens americanos tem a infecção oral por papilomavírus humano, o HPV, segundo uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos. Esse tipo de cepa, que se instala na boca ou na garganta, é transmitida pelo sexo oral e pode evoluir para câncer. O vírus foi identificado em 11,5 milhões de homens e 3,2 milhões de mulheres, segundo estudiosos da Universidade da Flórida.

A equipe descobriu que o HPV 16, uma das cepas responsáveis pela maior parte dos cânceres de boca e garganta, é sete vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres. Quase 2 milhões de norte-americanos do sexo masculino têm esse tipo de vírus, e a prevalência é maior entre os 50 e 69 anos.

Os dados, publicados no periódico Annals of Internal Medicine, mostram que os homens com múltiplos parceiros sexuais são os mais propensos a contrair o HPV oral.

Os pesquisadores ainda encontraram uma associação forte entre essa forma de infecção e o HPV genital. Homens que tiveram mais de 16 parceiros de sexo oral foram dez vezes mais propensos a ter uma dupla infecção. E os homens com histórico de outras infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, foram três vezes mais propensos a ter infecção oral e genital.

Cerca de 38 mil casos de câncer por HPV são diagnosticados todos os anos, nos EUA, sendo 59% em mulheres. Mas os homens são mais propensos a desenvolver um tipo de câncer de cabeça ou pescoço conhecido como carcinoma de células escamosas orofaríngeas, segundo os pesquisadores. Nos últimos 40 anos, as taxas de incidência aumentaram mais de 300%.

Enquanto os exames de papanicolau têm ajudado a reduzir a incidência do câncer cervical, especialistas do mundo inteiro têm se preocupado com o visível aumento de casos de câncer de boca e garganta, mais difíceis de serem diagnosticados precocemente. A melhor ferramenta de prevenção do HPV é a vacina, que protege contra as principais tipos de vírus causadores de câncer e verrugas genitais.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS