Pular para o conteúdo

Homens tendem a ser mais narcisistas, segundo pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:25




NARCISISMO300 - Homens tendem a ser mais narcisistas, segundo pesquisaUma pesquisa que contou com dados de mais de 475 mil pessoas ao longo de três décadas mostra que os homens são, de modo geral, mais narcisistas que as mulheres.

O trabalho, feito pela Universidade de Buffalo, nos EUA, e publicado na revista Psychological Bulletin, explica que o narcisismo envolve diversas disfunções interpessoais, como a incapacidade de manter relacionamentos saudáveis a longo prazo, por exemplo.

Ao mesmo tempo, o narcisismo pode ser sinônimo de boa autoestima, estabilidade emocional e a tendência para liderar, de acordo com a professora Emily Grijalva, principal autora do estudo.

Ela e sua equipe analisaram as diferenças de gênero no que se refere a três aspectos do narcisismo: liderança, exibicionismo e a tendência a se sentir no direito de ter certos privilégios. Esse último item foi o mais comum entre os homens.

Em segundo lugar, aparece a liderança – em comparação com as mulheres, os homens apresentaram mais assertividade e desejo de poder, segundo o estudo.

Não houve diferença no aspecto do exibicionismo, ou seja, homens e mulheres são igualmente propensos a apresentar esse tipo de vaidade.

Para a principal autora, essas diferenças podem ser explicadas por questões culturais, como o fato de muita gente achar que liderança e agressividade não combinam com o feminino.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS