Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Tenho TDAH e sinto dificuldade de gozar; o que fazer?

A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock
A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock

Redação Publicado em 14/04/2022, às 17h00

“Doutor, eu tenho uma frequência razoável de masturbação. Mas, nas últimas relações sexuais que eu tive, não consegui gozar. Tenho TDAH e sinto que não consigo me concentrar no momento. Não sei se isso acontece pela masturbação frequente ou até mesmo pela falta de concentração, você pode me ajudar?”

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) provoca uma série de sintomas. Normalmente, são sinais de agitação, falta de concentração e foco que se traduzem em problemas no desempenho escolar, de se concentrar no trabalho e, até mesmo, de interagir socialmente, mas tudo depende da gravidade do quadro. 

Quando fazemos sexo, em geral, ficamos muito focados no momento. Assim, a não ser que seja um caso de TDAH muito forte, a tendência é que a condição tenha um papel pequeno em situações de falta de concentração e dificuldades de atingir o orgasmo. 

Além disso, não conseguir “chegar lá” não está relacionado com o fato de a pessoa se masturbar com mais ou menos frequência. Provavelmente, a dificuldade está muito mais associada a algum tipo de ansiedade, insegurança ou falta de intimidade. Esses fatores podem ser obstáculos para que o indivíduo consiga gozar. Por isso, o ideal é ficar mais tranquilo e menos ansioso na hora da relação sexual.  

@jairobouer "DIFICULDADE DE CHEGAR LÁ" 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Para onde vai o esperma quando o homem não ejacula?   

Caso um homem se masturbe e não ejacule, o esperma não vai para lugar nenhum, ele continua dentro do saco escrotal. O que acontece é que ele acaba sendo reabsorvido, assim como outros líquidos do corpo. 

Confira:

Algumas pessoas até relatam incômodos nos testículos por não terem ejaculado. Isso acontece por conta de um inchaço na região ou por um acúmulo de líquidos, mas tende a passar em pouco tempo. 

A masturbação não prejudica o desempenho sexual

A preocupação com a associação entre masturbação e baixo desempenho sexual também é um assunto recorrente. Nesse contexto, existem alguns mitos que precisam ser esquecidos.

A masturbação não faz o pênis crescer. Essa ideia de “musculação” não funciona porque, apesar de o pênis ter pequenas fibras musculares, ele não é um tecido muscular e sim esponjoso (enche e se esvazia de sangue). Portanto, não é possível fazer um ganho de tamanho.     

Outra ideia equivocada é que a masturbação provoca disfunção erétil ou ejaculação precoce. Muitos meninos acham que, por se masturbarem muito quando eram mais novos, terão ejaculação precoce ao começarem a fazer sexo. Porém, na realidade, boa parte dos garotos sofre com essa questão no início da vida sexual e, muitas vezes, também apresenta dificuldade de ereção devido à ansiedade atrelada ao momento.

Essa situação não tem nenhuma relação com a masturbação. Muito pelo contrário, se o indivíduo se masturbou durante uma boa parte da vida, ele conhece melhor o próprio corpo, domina um pouco mais o seu prazer e as chances de ter ejaculação precoce ou disfunção erétil são até menores. 

Vale lembrar ainda que meninas também se masturbam tanto quanto os meninos. Elas fazem isso estimulando as suas partes genitais, a região da vagina, os pequenos lábios e, principalmente, o clitóris.

Veja também: