Pular para o conteúdo

Sexo sem proteção: quando devo fazer o teste de HIV e qual escolher?

Jairo Bouer

3 de setembro


Dúvida: Jairo, fiz sexo sem proteção. Depois de quanto tempo eu devo fazer o teste de HIV? Quais são as opções?

Dr. Jairo Bouer: Acho muito importante essa sua dúvida, porque ela traz para a gente uma preocupação em relação a tua saúde e a tua saúde sexual.Toda vez que a gente faz sexo sem proteção, é importante que a gente busque fazer alguns testes para saber que está tudo bem com a saúde da gente. Uma série de ISTs, infecções transmitidas pelo sexo, podem ser passadas de uma pessoa para a outra no sexo sem proteção. E com o HIV não é diferente. Uma das principais formas de transmissão do HIV é o sexo sem proteção.

E aí, quanto tempo você tem que esperar para fazer o teste?

Os testes que dosam os anticorpos contra o HIV precisam de pelo menos 30 dias, que a gente chama de janela imunológica. É o tempo que o organismo, o corpo da gente, demora para produzir os anticorpos contra o vírus, para que eles possam ser detectados pelos testes que dosam esses anticorpos.

E quais são as opções que você tem? Hoje existem várias opções de testes que dosam anticorpos, ou seja, que checam a presença de anticorpos contra o vírus HIV. Há os testes rápidos, que dão o resultado em um intervalo de 15 a 30 minutos, e são encontrados nas UBS (Unidade Básica de Saúde), nas unidades de pronto-atendimento e nos centros de testagem e aconselhamento. Ou seja, se você teve um comportamento suspeito, de risco, e você quer saber se está tudo bem com você, é importante que trinta dias depois dessa relação, você procure um desses locais para fazer o teste.

Outra possibilidade: no Brasil já tem, também, os autotestes, que você pode comprar na farmácia e fazer você mesmo, no momento em que deseja. Esses testes ainda são um pouco caros, mas algumas cidades no Brasil já oferecem essa possibilidade gratuitamente.

Além disso, temos os testes laboratoriais, onde você deve ir no laboratório para fazer o exame, colher o sangue e, depois de alguns dias, você tem o resultado.

A maior parte dos testes hoje de HIV ou checa a presença de anticorpos na saliva ou em uma pequena amostra de sangue. Há outros testes que dosam a presença do vírus, a carga viral, mas são testes mais específicos e devem ser recomendados por um médico.

Toda vez que a gente faz sexo sem proteção é importante, fundamental, fazer o teste. O teste vai te ajudar, vai te orientar, se ele der eventualmente um resultado positivo, você começa o tratamento o mais rápido possível, isso é muito importante para você. Se ele der negativo, você fica mais atento, mais atenta, para os métodos possíveis de prevenção; hoje já existe uma gama de possibilidades de prevenção ao vírus HIV. Então é importante que você converse com o médico sobre essas possibilidades.

Recado dado. É muito legal você estar se preocupando com a sua saúde. E, das próximas vezes, procure se proteger para não ficar com a pulga atrás da orelha. Boa sorte.

 

Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS