Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Sêmen amarelado pode indicar infecção?

Entenda se o sêmen amarelado pode ser um problema - iStock
Entenda se o sêmen amarelado pode ser um problema - iStock

Redação Publicado em 19/10/2021, às 11h00

“Meu esperma tem saído meio amarelado e não é por causa de cebola nem alho. Será que é alguma infecção?”

Jairo Bouer explica primeiramente que os alimentos não interferem diretamente na cor do esperma. “O esperma tem uma variação de cores e tonalidades, então pode ter desde uma cor mais transparente, quase incolor, passando por uma um pouco mais esbranquiçada, até uma um pouquinho mais amarelada”.

Segundo o médico, só é preciso se preocupar se realmente estiver muito amarelo, como se tivesse pus.

Ouça a resposta completa:

@jairobouer

"AMARELADO É SINAL DE INFECÇÃO?” 🟡#jairoresponde ##duvida ##dicas ##jairobouer ##c#uriosidade

♬ som original - jairobouer

Engolir o próprio sêmen faz mal? 

Não existe nenhuma doença que o homem pode pegar ao engolir o próprio sêmen. Essa chance existe, eventualmente, caso ele entre em contato com o esperma de uma outra pessoa que tenha, por exemplo, uma infecção sexualmente transmissível (IST)

Nesse caso, o contato com o sêmen contaminado poderia causar alguma dessas doenças transmitidas pelo sexo, como a sífilis e a Aids. Porém, quando o esperma é do próprio homem e, consequentemente, uma secreção produzida pelo corpo (assim como a urina e o suor), é impossível que ele transmita algo para si mesmo.

Confira:

Existe algum outro risco?

Outras perguntas que podem surgir são: o sêmen pode ter algum produto tóxico ou algo que provoque uma alergia? Engolir o próprio sêmen pode causar algum tipo de problema digestivo? As respostas para todos esses questionamentos também é não. De uma maneira geral, não existe nenhum grande problema em ingerir o próprio sêmen. 

Vale lembrar que isso é uma questão pessoal, de gosto e experimentação. Quando o assunto está relacionado ao campo da sexualidade, são poucas as coisas que podemos dizer que estão certas ou erradas. O que vale são as decisões de cada um, desde que a pessoa não prejudique ou machuque a si e a outras pessoas.

Veja também: