Se parceiro nunca fez sexo o risco de IST é zero?

Saiba se é possível contrair uma infecção sem ter tido relações sexuais

Dr. Jairo Bouer Publicado em 07/02/2026, às 10h00

As chances são muito menores, mas não inexistentes - iStock

Doutor, devo me preocupar em pegar uma IST do meu parceiro sendo que antes de mim ele nunca teve contato sexual com ninguém?

Em geral, as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) são transmitidas de uma pessoa para outra durante a relação sexual. Se o seu parceiro nunca ficou com ninguém, as chances de ele já ter entrado em contato com um micro-organismo (como um vírus, fungo ou bactéria) que pode causar uma IST são muito menores.

Mas essas chances não são nulas. Por quê? Porque alguns causadores de IST podem chegar no corpo da gente mesmo sem que a gente tenha tido algum contato sexual.

Por exemplo: vamos supor que o seu parceiro tenha compartilhado uma peça íntima, como uma cueca, uma sunga ou uma toalha de alguém que tinha HPV (papilomavírus humano), que é o vírus causador das verrugas genitais. Eventualmente ele pode ter se infectado com HPV mesmo sem ter feito sexo com ninguém. E se ele tem uma lesão, ele pode transmitir a infecção no momento da relação sexual.

Outro exemplo é o do herpes. Ele pode ter tido contato com o vírus do herpes ainda na infância, durante uma brincadeira ou proximidade com outra criança, e então o herpes pode ser transmitido num momento de maior intimidade entre vocês dois, mesmo sem que ele tenha feito sexo na vida.

Esses são só alguns exemplos de ISTs em que é possível o indivíduo ter o micro-organismo sem nunca ter tido uma relação sexual. As chances são menores? Muito menores. Mas não dá para dizer que são inexistentes. Por isso é sempre importante entender se a pessoa tem alguma lesão, se ela já experimentou alguma IST, e, claro, usar o preservativo, que diminui muito os riscos de transmissão.

sexo herpes HPV IST contato

Leia também

Qualquer verruga que aparece no corpo é causada pelo HPV?


5% de todos os cânceres do mundo estão associados ao HPV


Crises de herpes frequentes: tem como evitar esse incômodo?


Será que peguei uma IST (infecção sexualmente transmissível)?