Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Posso beber um pouco toda noite para dormir?

O álcool pode interferir na produção da melatonina, o hormônio que sinaliza a hora de dormir - iStock
O álcool pode interferir na produção da melatonina, o hormônio que sinaliza a hora de dormir - iStock

Redação Publicado em 22/10/2021, às 15h30

“Doutor, posso beber toda a noite um pouquinho para dormir? Eu vejo meu pai fazer isso com vinho. Tudo bem eu fazer com cerveja?”

Não, beber toda noite para poder dormir não é legal, pois a pessoa pode condicionar o seu comportamento de dormir à necessidade de ingestão de bebida alcoólica. Ou seja, ela cria uma espécie de dependência: “Eu só vou conseguir dormir se eu beber”. 

O segundo ponto negativo é que o consumo frequente de álcool, mesmo em doses pequenas, pode, eventualmente, trazer riscos para o organismo. Não existe consumo 100% seguro quando falamos de ingestão de bebidas alcoólicas. 

Por fim, o álcool realmente pode levar a uma diminuição de ansiedade e acabar facilitando o sono. Mas, rapidamente, níveis um pouco mais altos de álcool irão prejudicar esse mecanismo de controle de ansiedade e o “tiro sai pela culatra”. Assim, é melhor aprender a lidar com a ansiedade de outra forma. 

@jairobouer

"BEBER PARA DORMIR” 😴 #jairoresponde ##D#oseDeResponsabilidade

♬ som original - jairobouer

Outras manias que podem prejudicar o sono

Embora uma taça de vinho possa parecer uma ótima forma de aliviar o estresse e a ansiedade, o álcool em excesso pode ter um impacto negativo no sono, especialmente na fase REM, considerada o estágio mais reparador. 

Mesmo que uma pessoa consiga dormir mais rápido após algumas doses de álcool, provavelmente ela passará menos tempo na fase do sono REM e, consequentemente, acordará se sentindo mais sonolenta e menos revigorada.

Além disso, outras manias podem interferir e prejudicar a qualidade do sono. Conheça algumas delas:

1. Tecnologia no quarto 

Muitas pessoas utilizam alguma forma de tecnologia na cama antes de dormir. Mas, além das notificações que podem chegar ao longo da madrugada, a luz emitida pelas telas dos celulares, tablets e TVs impacta o nível de melatonina, o hormônio indutor do sono. 

Assim, o ideal é usar tecnologia até, no máximo, 30 minutos antes de dormir. Isso evitará que as telas provoquem algum impacto negativo no sono e garantirá uma noite de descanso melhor. 

Confira:

2. Modo soneca 

Quem nunca apertou o “adiar” quando o despertador toca para poder ficar mais 10 minutos na cama? Porém, cochilando por esse tempinho a mais, estamos preparando o corpo para um outro ciclo de sono, que é rapidamente interrompido, fazendo com que sintamos mais cansaço pelo resto do dia. 

3. Quarto bagunçado

O ambiente em que dormimos tem grande influência na qualidade do sono. Da mesma forma que um colchão e um travesseiro confortáveis são pontos importantes para ajudar a descansar, o entorno também é. Estudos têm mostrado que um quarto bagunçado pode oferecer uma noite de sono de menor qualidade devido ao aumento dos níveis de estresse em comparação às pessoas que mantêm um ambiente agradável e arrumado. 

Veja também: