Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Parei de fazer musculação e estou brochando; tem relação?

Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock
Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock

Redação Publicado em 15/10/2021, às 16h00

“Doutor, quando eu fazia musculação, estava sempre com ereções muito fortes e duradouras. Agora, nesse ano, parei por conta da pandemia e por falta de tempo e eu acho que estou brochando. Você vê alguma relação entre essas coisas?”

Não há nenhuma relação entre a falta de musculação e a dificuldade de ereção. Possivelmente, o que está acontecendo é que podem existir tensão e ansiedade - e isso acaba deixando a pessoa mais insegura e leva a problemas com a ereção. 

Além disso, a grande questão é que, às vezes, o homem tem uma única experiência de dificuldade, mas fica com aquilo na cabeça, podendo influenciar na repetição da situação. 

Muitas pessoas podem perguntar ainda se podem tomar remédio para facilitar a ereção. Se é alguém muito jovem, não precisa tomar nenhum medicamento. Eles são indicados para indivíduos um pouco mais velhos, que têm realmente algum tipo de dificuldade. 

Assim, nesse caso, o ideal é tentar vencer a ansiedade, o medo, e perceber que é possível ter ereções normais sim, mesmo sem, necessariamente, fazer musculação. Porém, vale lembrar que a atividade física faz bem para a saúde e para a autoestima e isso, no futuro, pode impactar positivamente a vida sexual. 

@jairobouer

"ACHO QUE TÔ BR0XAND0" 💪##jairoresponde##duvida##dicas##jairobouer##curiosidade

♬ som original - jairobouer

Qual outro problema a ansiedade pode trazer?

A ansiedade não só pode causar dificuldade de ereçãocomo também é a causa número um de ejaculação precoce. Para resolver isso, a melhor saída é tentar controlar essa reação. O indivíduo fica muito ansioso, muito tenso, não consegue lidar com o seu desejo e acaba ejaculando rápido demais. 

Confira:

Uma saída que alguns homens procuram é usar gel retardante ou até a camisinha com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande. Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação, mas na prática o efeito é muito modesto, já que as emoções seguem sendo as grandes responsáveis pela ejaculação precoce.

Outro método possível é o uso de alguns antidepressivos, que têm como efeito colateral o retardo da ejaculação. Quando a dificuldade é muito grande, é um recurso possível para aumentar um pouco esse tempo.

Mas o que mais se mostra efetivo é entender o que tem causado a ansiedade, a insegurança e a expectativa. Isso também tem muito a ver com a intimidade com a parceira ou parceiro e com a confiança em si mesmo para curtir mais a relação sem tanta preocupação com desempenho. 

Veja também: