Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Minha namorada tem foto com o ex; será que ela ainda gosta dele?

Em um relacionamento, é fundamental existir comunicação sobre o que causa incômodo - Arte
Em um relacionamento, é fundamental existir comunicação sobre o que causa incômodo - Arte

Redação Publicado em 13/08/2021, às 13h33

“Doutor, namoro há um ano e ela ainda tem foto dela e do ex juntos. Será que ela ainda gosta dele?”

Em primeiro lugar, não dá para saber se ela ainda gosta do ex-namorado só pelo fato de que ela carrega uma foto dele. Às vezes, guardamos imagens no celular – e na vida – porque elas fazem parte da nossa história.

Seja nas redes sociais, no rolo de câmera ou, até mesmo, as que são reveladas, essas fotos acompanham a gente ao longo da vida e ajudam a contar um pouco mais da nossa própria trajetória. Então, nesse caso, ela teve um namorado, guarda algumas recordações que viveu com ele e isso faz parte do seu passado e da sua história.

Incomoda? Converse!

Isso, por si só, não deveria ter nenhum tipo de impacto negativo na relação atual, especialmente se o casal está bem, tem um relacionamento de qualidade e a história dela com o ex-namorado é bem resolvida. 

Porém, se os dois não estão em um bom momento da relação, se o parceiro está inseguro com esse fato, tem algum motivo para pensar que ela e o ex terminaram de uma forma mal resolvida e fica incomodado com a situação, talvez seja importante falar com ela, explicar o que está causando certo desconforto e tentar resolver essa questão.

Confira:

Por exemplo, se ela carrega uma foto com o ex-namorado na carteira, está o tempo inteiro com ela, e isso incomoda o parceiro, é fundamental deixar esse ponto claro para que ela guarde as imagens em outro lugar.

Cuidado com o ciúmes em excesso

Em um relacionamento, tudo o que está incomodando a vida do casal vale a pena ser conversado. Mas, se for simplesmente um ciúmes desmedido ou insegurança, seria importante rever por que uma foto causa tanto desconforto. 

Em geral, não é necessário apagar tudo o que já fizemos na vida para começar uma nova relação afetiva. Nós somos a soma das nossas experiências.