Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Minha irmã está viciada em cocaína; o que fazer?

A cocaína é uma droga com potencial alto de causar dependência - iStock
A cocaína é uma droga com potencial alto de causar dependência - iStock

Redação Publicado em 02/01/2022, às 14h00

“Minha irmã está viciada em cocaína. Como lidar?”

Segundo Jairo Bouer, essa é uma questão muito séria, pois envolve uma dependência química, que é entendida como uma doença que exige tratamento multidisciplinar.

A cocaína é uma droga com potencial muito grande de causar dependência e estimulante do Sistema Nervoso Central. A pessoa quando consome cocaína fica eufórica, com mais energia. A droga pode ser aspirada, injetada ou inalada.

Quando ela entra no organismo, chega no Sistema Nervoso Central e produz esses efeitos todos. Então essa euforia, essa energia, fazem com que a pessoa se torne rapidamente dependente da droga. Ou seja, precisa usar com frequência e faz parte da sua vida, precisando cada vez mais de doses elevadas para sentir o efeito", explica Jairo Bouer.

A abstinência da cocaína pode causar agitação, desconforto, sudorese, taquicardia, o que caracteriza essa dependência da cocaína.

Como ajudar uma pessoa dependente?

Para ajudar uma pessoa dependente de cocaína, ela precisa perceber o que está passando com ela e buscar tratamento. Normalmente, esse tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos, psiquiatras, suporte de psicoterapia, grupos de autoajuda e ajuda da família para suporte.

Quando a busca é voluntária, o resultado tende a ser melhor, mas muitas vezes a pessoa não percebe que tem um problema e resiste a procurar ajuda. Por isso é muito importante o suporte das pessoas que estão junto dela, como familiares e amigos.

As primeiras semanas e meses são mais complicados e a pessoa tem muita vontade de usar a droga, tendo sinais de abstinência. Muitas pessoas que usam cocaína por muito tempo podem passar a estruturar a vida com base na droga, o que torna mais difícil a recuperação.

O ideal é conversar com sua irmã e incentivá-la a buscar ajuda, pois ela deve perceber o que está acontecendo para conseguir sair dessa dependência. Busque ajuda e pesquise na internet como lidar, pois existem grupos de suporte.