Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Estou com muita coceira nas minhas partes íntimas; o que fazer?

Micose na virilha é uma causa comum de coceira na região; se não tratada logo, pode atingir outras áreas - iStock
Micose na virilha é uma causa comum de coceira na região; se não tratada logo, pode atingir outras áreas - iStock

Redação Publicado em 06/07/2022, às 18h00

“Doutor, estou com uma coceira absurda nas partes íntimas. Tenho fimose, mas sempre mantenho a higiene adequada. Estou cheio de pequenos 'carocinhos' no pênis e nos testículos. O que pode ser?”

Mesmo fazendo a higienização adequada do pênis em caso de fimose, em que a higiene é mais difícil e exige mais cuidado, e secando bem a região após o banho, o homem pode ter um acúmulo de umidade.

Isso pode favorecer o aparecimento de micose, infecção por fungos, provocando coceira, descamação e esses “carocinhos” no pênis e nos testículos. Caso não melhore, o ideal é procurar uma avaliação médica para fazer o tratamento correto.

@jairobouer “COCEIRA DEMAIS LÁ EMBAIXO” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Como é feito o tratamento?

Quando a lesão é pequena, somente o tratamento tópico com cremes ou loções cremosas antifúngicas já pode ser suficiente. Medicamentos que contenham isoconazol, fenticonazol, ciclopirox, econazol e clotrimazol são bastante utilizados e eficazes.

Porém, nos casos extensos, com muitas lesões, o tratamento via oral é indicado associado ao tratamento tópico. As principais drogas utilizadas são o itraconazol, a terbinafina, a griseofulvina e o fluconazol. Entretanto, essas medicações nunca devem ser utilizadas por conta própria, sem acompanhamento médico.

Medidas de higiene também são fundamentais e devem ser seguidas à risca para a cura completa. Isso inclui:

  • Manter a área sempre seca, antes e após o banho; ou seja, enxugar-se devidamente e não permanecer com roupas molhadas ou úmidas de suor por muito tempo após exercícios físicos, banhos de mar, piscina etc.
  • Tomar banho à noite. Muitas pessoas relatam tomar banho somente pela manhã e esse é um hábito inadequado para nós, que moramos em um país tropical. Durante o dia o suor se acumula nas regiões de dobras (pescoço, axilas, virilhas e glúteos) e nas áreas cobertas (axilas, virilhas, glúteos e pés), sendo o ideal tomar banho à noite. Quem não higieniza o corpo através do banho noturno vai dormir com o corpo úmido, favorecendo o crescimento de micro-organismos.

Confira:

Quando a cirurgia de fimose é necessária?

Em um cenário normal, o orifício do prepúcio – pele que reveste a glande – permite que a cabeça do pênis entre e saia sem grandes problemas. Porém, quando existe uma espécie de anel fibroso dificultando essa exteriorização, a situação ganha o nome de fimose.

No geral, ela é caracterizada como o excesso de pele que recobre o pênis, dificultando a exposição da glande. Essa é uma condição comum em grande parte dos meninos e que tende a desaparecer por volta dos três ou quatro anos de idade. Quando isso não acontece e os medicamentos e os exercícios não funcionam, o médico entra em cena. 

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação, entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

  • Aumenta o desempenho sexual: sem a pele, a movimentação durante as relações sexuais torna-se mais agradável e fácil;
  • Eleva a sensibilidade da glande e, consequentemente, oferece muito mais prazer;
  • Reduz as chances de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST): como a pele do prepúcio é feita de uma mucosa, essas doenças podem se instalar;
  • Melhora a higienização: sem a pele, a limpeza é mais simples e rápida.

Veja também: