Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Engolir o próprio sêmen pode fazer mal à saúde?

O esperma é uma das secreções produzidas pelo corpo humano, assim como a urina e o suor
O esperma é uma das secreções produzidas pelo corpo humano, assim como a urina e o suor - Arte

Redação Publicado em 18/06/2021, às 14h00

Doutor, engolir o próprio sêmen pode causar alguma doença? 

A resposta é não. Não existe nenhuma doença que o homem pode pegar ao engolir o próprio sêmen. Essa chance existe, eventualmente, caso ele entre em contato com o esperma de uma outra pessoa que tenha, por exemplo, uma infecção sexualmente transmissível (IST)

Nesse caso, o contato com o sêmen contaminado poderia causar alguma dessas doenças transmitidas pelo sexo, como a sífilis e a Aids. Porém, quando o esperma é do próprio homem e, consequentemente, uma secreção produzida pelo corpo (assim como a urina e o suor), é impossível que ele transmita algo para si mesmo.   

Confira:

Existe algum risco além das IST?

Outras perguntas que podem surgir são: o sêmen pode ter algum produto tóxico ou algo que provoque uma alergia? Engolir o próprio sêmen pode causar algum tipo de problema digestivo? As respostas para todos esses questionamentos também é não. De uma maneira geral, não existe nenhum grande problema em ingerir o próprio sêmen. 

Vale lembrar que isso é uma questão pessoal, de gosto e experimentação. Quando o assunto está relacionado ao campo da sexualidade, são poucas as coisas que podemos dizer que estão certas ou erradas. O que vale são as decisões de cada um, desde que a pessoa não prejudique ou machuque a si e a outras pessoas.