Doutor Jairo
Assista » Dúvida

É possível pegar alguma infecção usando o mesmo barbeador?

Eventualmente, gotículas de sangue podem ficar nas lâminas do barbeador e transmitir alguma infecção - iStock
Eventualmente, gotículas de sangue podem ficar nas lâminas do barbeador e transmitir alguma infecção - iStock

Redação Publicado em 25/07/2021, às 15h00

Doutor, é possível pegar alguma infecção grave usando o mesmo aparelho de barbear?

Normalmente, é recomendado que cada pessoa tenha o seu próprio aparelho de barbear porque, eventualmente, gotículas de sangue podem ficar nas lâminas do objeto.

Assim, se um indivíduo usa esse aparelho e passa para o outro, há o risco de haver a transmissão de bactérias, vírus e outros micro-organismos capazes de causar algum tipo de infecção. Então, o ideal é que cada um tenha o seu próprio aparelho de barbear.    

@jairobouer

"DOUTOR, DÁ PRA PEGAR ALGUMA INFECÇÃO GRAVE USANDO O MESMO APARELHO DE BARBEAR?" 🚨#j#airobouer #c#omportamento #j#airoresponde

♬ som original - jairobouer

O mesmo vale para peças íntimas

Muita gente tem o hábito de compartilhar objetos de uso íntimo com outras pessoas. Mas, na verdade, essas não são práticas saudáveis e podem trazer riscos.

Não é bom usar roupa íntima das amigas ou amigos em hipótese alguma. Essa orientação existe porque cuecas, calcinhas, biquínis, sungas ou toalhas também podem conter, assim como o caso do aparelho de barbear, vírus, fungos e bactérias. 

Confira:

A toalha, por exemplo, pode estar guardada há muito tempo, ter ficado úmida ou não ter sido lavada direito. Outra situação comum é esquecer o biquíni e pedir um emprestado para a amiga. Em todos esses contextos, não deve haver o compartilhamento de objetos e o melhor é que cada pessoa tenha a sua própria roupa de uso íntimo.

Assim, é possível evitar a transmissão de uma série de doenças e micro-organismos. Inclusive, estudos demonstram que o HPV (o papilomavírus humano) – vírus causador das verrugas genitais – também pode ser disseminado ao compartilhar roupas íntimas, apesar do contágio ser, basicamente, feito por via sexual.  

Veja também: