Seguidor conta que perdeu peso, mas não conseguiu perder volume nessa região
Dr. Jairo Bouer Publicado em 01/11/2025, às 10h00
Doutor, acabei de fazer 18 anos e tenho as nádegas enormes. Baixei no peso do corpo, menos nas nádegas. Isso não é normal para um homem.
Primeira questão: não existe normal. Quando a gente fala de corpos, a gente está falando de corpos diferentes. Meu corpo pode ser diferente do seu, que pode ser diferente de outra pessoa e por aí vai. Então não existe corpo melhor ou corpo pior – essa é uma observação importante.
Não dá para dizer que se a pessoa tem nádegas maiores, ou menos músculos, ela tem um corpo mais feio. A gente precisa tomar cuidado com esses padrões estéticos muito limitantes que existem por aí e que, muitas vezes, são reforçados aqui nas redes sociais. Então este é o primeiro ponto: os corpos são diferentes.
Depois, como você conta que tem uma questão que está te incomodando, acho que talvez valha a pena você checar com o médico o que está acontecendo.
Existe uma alteração na distribuição de gordura no corpo de algumas pessoas – é mais comum em mulheres, mas pode acontecer em homens também, que a gente chama de lipedema. Em geral, essa gordura se concentra nos membros inferiores, como coxas ou nádegas. Pode acontecer também nos membros superiores, mas é mais comum nos inferiores.
Quando essa deposição de gordura acontece, isso pode trazer outras questões para a saúde, além de você estar insatisfeito com a sua imagem corporal, pode trazer dor, pode trazer manchas, e nesse caso é importante procurar o médico para fazer uma avaliação. Em casos de lipedema, o melhor médico é o cirurgião plástico. Mas não estou dizendo que é isso, nem fazendo um exame clínico, mas é bom você saber que existe essa condição.
Afinal, é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo?
Lipedema afeta 10% da população, principalmente mulheres
Você já ouviu falar em vigorexia? Entenda o fenômeno
Crianças de 4 anos já podem se achar gordas, revela um levantamento