Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Como contar para a mãe que você quer tomar anticoncepcional?

Lembre-se de sempre procurar um ginecologista - iStock
Lembre-se de sempre procurar um ginecologista - iStock

Redação Publicado em 01/12/2021, às 14h00

“Como falo para minha mãe que quero começar a tomar pílula anticoncepcional?”

Jairo Bouer aconselha a seguidora a contar diretamente para a mãe e, caso haja questionamentos sobre isso, ela poderia dizer que está querendo se proteger e cuidar da saúde.

“Acho que esse diálogo é o melhor jeito, mas se isso não funcionar, fale que você quer ir ao ginecologista por outras questões e, no consultório com o médico, você discute com ele a melhor forma de se proteger de uma gestação indesejada. E, aí, comunicar à sua mãe pode ser uma decisão imediata sua, logo depois de sair do consultório, ou depois de algum tempo, com jeito, quando ela estiver mais tranquila”, finaliza ele.

Confira a resposta completa:

@jairobouer “COMO FALO PRA MINHA MÃE QUE QUERO TOMAR ANTICONCEPCIONAL?” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Além da pílula anticoncepcional, o que usar para prevenir gravidez?

Quem não quiser usar a pílula, pode tentar injeções mensais, injeções trimestrais, adesivos que são colocados na pele, ou até implantes subcutâneos, mas vale lembrar que todos eles têm hormônios. Então, se você não se dá bem com hormônio, essa é uma questão que você tem que conversar com o seu ginecologista, ressalta Jairo.

Confira:

De acordo com o médico, às vezes, trocando de método ou tipo de hormônio, a pessoa pode até se adaptar à nova alternativa. Mas, se a pessoa realmente não quiser usar nada disso e nem colocar o DIU (dispositivo intrauterino), talvez seja a hora de pensar nos métodos de barreira, como a camisinha ou, eventualmente, o diafragma, junto com uma geleia espermicida.

De toda forma, o ideal é conversar com um ginecologista e discutir a melhor opção.

Ouça o conselho completo: