Doutor Jairo
Assista » Dose de Responsabilidade

Bebida alcoólica e atividade física: será que essa combinação é ruim?

Jairo Bouer dá dicas para conseguir equilibrar os dois hábitos - Arte
Jairo Bouer dá dicas para conseguir equilibrar os dois hábitos - Arte

Redação Publicado em 24/07/2021, às 10h00

A gente sabe que no começo da pandemia as pessoas ficaram mais em casa e, por consequência, muitas ficaram mais sedentárias. Contudo, a partir de um determinado momento, as atividades físicas voltaram a fazer parte da rotina de muita gente — o que, inclusive, é importante para o bem-estar.

Junto com isso, a gente sabe que muitas pessoas têm bebido mais durante a pandemia. Então, como é possível lidar com a relação entre consumo de bebida alcoólica e atividade física?

Confira:

“A combinação de álcool e atividade física não é boa, de uma maneira geral”, explica Jairo Bouer. “O álcool tem uma série de efeitos no organismo, sendo que um deles é provocar a desidratação. Então, os rins acabam funcionando mais para eliminar esse álcool, e essa perda de líquidos pode ser muito ruim para quem faz atividade física, já que ela, por si só, já causa aumento de transpiração”.

O médico destaca que se a pessoa perde água por conta da atividade física e ainda soma a isso a bebida alcóolica, ela pode ficar desidratada. Além disso, o álcool é uma substância calórica, então, se o indivíduo está tentando fazer atividade física para quebrar o sedentarismo e manter o peso, se beber com muita frequência, aumenta o consumo de calorias e fica ainda mais difícil manter ou perder o peso.

“Outra questão é que se a pessoa bebe muito, ela pode ter uma tendência à hipoglicemia e, dessa forma, vai buscar energia nas proteínas. Logo, se o indivíduo está pensando em fazer musculação para ganhar massa muscular, mas começa a beber com frequência ou bebe muito perto do horário de treinar, ele pode ter um prejuízo no processo de formação do músculo e aumento de massa muscular”, destaca Jairo Bouer.

Segundo o médico, o recomendado é que exista um consumo moderado de álcool e que haja uma certa distância entre o momento de beber e o de treinar. “O ideal é que a pessoa possa treinar de 48 a 72 horas depois da ingestão da bebida alcóolica. E, uma vez feito o treino, que ela espere de 24 a 48 horas para poder beber”, diz Jairo.

Veja o conselho completo: