Doutor Jairo
Assista » Contracepção

Anticoncepcional e ovários policísticos podem aumentar peso?

Seguidora diz que está usando anticoncepcional para controle de ovários policísticos - iStock
Seguidora diz que está usando anticoncepcional para controle de ovários policísticos - iStock

Doutor, tomo anticoncepcional por causa dos ovários policísticos. Já troquei uma vez e estou há um tempo tomando. Só que de uns tempos para cá tenho engordado muito, mesmo comendo pouco. Desde pequena costumo engordar fácil. Pode ter relação com o anticoncepcional ou outra coisa?

Você conta que desde pequena tem uma tendência a ganhar peso. Talvez, a primeira coisa para checar é como está a sua atividade física, sua ingestão alimentar. Mesmo você comendo pouco, será que está comendo da forma adequada, com os melhores alimentos para o seu metabolismo?

Ovários policísticos podem levar a ganho de peso pelas alterações hormonais, bem como acne e aumento de pelos. É preciso checar com o ginecologista se esta pílula que você está usando está controlando de forma adequada os seus ovários policísticos. Alguns tipos de pílula podem fazer algumas meninas terem maior retenção de líquidos.

Levar tudo isso em consideração é importante, por isso eu recomendo uma boa conversa com a sua ginecologista.

@jairobouer “Tô engordando muito” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Causas e sintomas da SOP

A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos, que pode trazer consequências à qualidade de vida e à saúde. É uma situação que pode acontecer com muitas mulheres e levar a um desequilíbrio hormonal, impactando na frequência da menstruação e da ovulação, dificultar a perda de peso e provocar uma pele mais oleosa e com mais pelos. 

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), de 6% a 16% das mulheres em idade fértil podem desenvolver a disfunção, com a prevalência variando dependendo da população estudada e do critério diagnóstico empregado.

A causa ainda não está clara e varia de mulher para mulher. Para os especialistas, a razão para o seu surgimento pode estar relacionada com fatores genéticos e ambientais. Além dos sintomas citados acima, a síndrome também se manifesta através de:

  • Presença de vários pequenos cistos nos ovários da mulher;
  • Acne;
  • Alterações de humor;
  • Problemas com o sono;
  • Depressão e ansiedade;
  • Áreas escuras na pele das axilas, pescoço e nas dobras dos dedos e/ou cotovelos.

Por ser uma condição com diversos sintomas, o tratamento deve ser individualizado e dependerá dos sinais que cada mulher apresenta, bem como do seu objetivo, por exemplo, se ela busca ou não engravidar.

Uma das principais consequências da SOP é a dificuldade de engravidar, mas ela também pode aumentar o risco de outros problemas, como câncer de endométrio (tumor na parede interna do útero), diabetes e doenças cardiovasculares.

A recomendação é procurar um ginecologista para fazer uma avaliação e, eventualmente, um tratamento. De qualquer forma, apesar de uma mulher com SOP ter mais dificuldade para engravidar, é algo possível – e, por isso, também é importante tomar cuidado nas relações sexuais. 

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr