Vai rolar uma festa na casa de uma amiga. Posso beber aos 15?

Publicado em Drogas, Tira Dúvidas

Em primeiro lugar é bom lembrar que a compra e o consumo de álcool são proibidos por lei no Brasil para menores de 18. Apesar da proibição a maioria dos jovens já experimentou algum tipo de bebida alcoólica.

É bom lembrar que os jovens podem ter uma sensibilidade maior ao álcool (ficando embriagados com maior facilidade) e também podem ter maior dificuldade de resistir a pressões do grupo e acabar bebendo mais do que tinham planejado ou desejado. Algumas pesquisas indicam que até um terço dos jovens acaba bebendo em excesso (tomando um porre) pelo menos uma vez por mês.

Será que você de fato quer beber por curiosidade ou para ficar mais “alegre” ou você está indo na onda da turma e quer beber até cair ou até encher a cara. E para que? Para se sentir mais madura? Para impressionar os garotos? Porque você realmente tem vontade e garante que vai saber se cuidar? Quem bebe além da conta fica mais agressivo mais violento pode sofrer mais acidentes e se cuidar menos na hora do sexo. Pense em tudo isso e perceba se você já tem de verdade      condições de tomar conta de todas essas histórias. Certo?