Trocar alianças é uma boa maneira de treinar seu autocontrole, sugere estudo

Publicado em Notícias

CASAMENTO700

Quer saber como ter mais autocontrole e trabalhar sua capacidade de perdoar? Não precisa fazer nenhum curso. Basta se casar. De acordo com um grupo de pesquisadores, a vida a dois é um verdadeiro campo de treinamento para essas habilidades, e isso tem um reflexo positivo na vida das pessoas.

A equipe, com integrantes das universidades de Amsterdam e de Tilburg, na Holanda, e também da Turquia, acompanhou 199 duplas de recém-casados ao longo de quatro anos para chegar a essa conclusão. A cada ano cada participante respondia a longos questionários sobre o relacionamento. Os resultados foram publicados no Journal of Social and Personal Relationships.

Os estudiosos partiram do princípio de que perdão e autocontrole são duas características importantes para qualquer casamento dar certo, o que já foi comprovado em vários estudos. E não é preciso ser cientista para entender por quê. Relacionamentos não são fáceis, por isso, saber se controlar durante uma briga e ter em mente que todo mundo erra de vez em quando são determinantes para seguir em frente.

Mas a equipe descobriu que essas qualidades também são aprendidas no casamento. Ou seja: quem não tolera uma pisada de bola e sempre acaba falando o que não deve numa briga pode melhorar com uma vida a dois. E isso pode se refletir positivamente em outros tipos de relacionamento – no trabalho e na família, por exemplo.

Os pesquisadores admitem que os níveis de perdão dos participantes aumentaram de maneira mais expressiva que os de autocontrole. No entanto, eles citam os resultados de diversos estudos recentes que apontam os benefícios de programas de treinamento com esse objetivo. Se nem a vida a dois for capaz de melhorar essa característica, pode ser que um curso ou uma terapia ajudem.