Seu parceiro também ganha quando você decide mudar

Publicado em Destaque, Notícias

BALANCA700

A influência de alguém pode ser fundamental para mudar um comportamento, como reduzir o consumo de álcool ou de calorias. Se esse alguém for seu parceiro, melhor ainda. Um estudo concluiu que, quando alguém decide seguir uma estratégia para perder peso, o companheiro acaba se beneficiando também.

Pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, acompanharam um grupo de 130 pessoas inscritas em um programa de emagrecimento ao longo de seis meses, e observaram o que aconteceu com os respectivos parceiros. Metade dos participantes participou de aulas do grupo Vigilantes do Peso e a outra recebeu as instruções por escrito.

Em ambos os grupos, os respectivos parceiros também perderam alguns quilos. Os dados, publicados na revista médica Obesity, revelam que os casais foram fiéis até no padrão de emagrecimento: quando um perdia peso rápido, o outro conseguia também. Quando um tinha mais dificuldade, o outro também demorava mais para ver o progresso na balança.

A perda média foi de 1,3 kg após três meses, e de mais 2 kg nos três meses restantes. Esses valores foram equivalentes a uma redução de aproximadamente 3% do peso corporal, uma mudança que já traz resultados positivos em termos de saúde.

Os autores do estudo acreditam que outros integrantes da família também podem se beneficiar desse “efeito cascata”. De fato, outras pesquisas já demonstraram que crianças obesas têm muito mais sucesso nas dietas quando a casa toda participa. Se você quer ajudar seu “ente querido” a fazer alguma mudança positiva na vida, portanto, tome a iniciativa.