São necessárias 90 horas para um conhecido virar amigo, diz estudo

Publicado em Destaque, Notícias

Crédito: Fotolia

Crédito: Fotolia

Quanto tempo demora para duas pessoas virarem amigas? Segundo um estudo da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, são necessárias cerca de 40 horas de convivência para um conhecido seu se transformar em “amigo casual”, 90 horas para ser considerado um amigo, e mais de 200 horas para ganhar um “amigo íntimo”.

O trabalho, coordenado pelo pesquisador Jeffrey Hall e publicado no Journal of Social and Personal Relationships, foi baseado em uma ferramenta online criada especificamente para identificar o nível de proximidade do usuário com novos amigos.

Na primeira fase do estudo, participaram 355 adultos que tinham mudado de cidade há mais ou menos seis meses. Os participantes descreveram cada relacionamento, estimaram quanto tempo haviam passado juntos e em que tipo de atividade. Parceiros românticos foram excluídos.

Depois, na segunda fase, a equipe entrevistou 112 calouros da universidade e pediu que cada um descrevesse o relacionamento com duas pessoas. Quatro e sete semanas depois, eles foram abordados novamente para dizer como a amizade tinha evoluído.

Depois de analisar os questionários respondidos nas duas fases, a equipe concluiu que o tempo gasto junto é um fator importante para determinar quem é amigo e quem não é. E essas horas compartilhadas devem envolver lazer  – conversar, sair para comer ou jogar algo, por exemplo. Trabalhar junto não vale, de acordo com a pesquisa.

Claro que é preciso levar em conta que o estudo foi feito em outro país, e os relacionamentos, por aqui, são bem diferentes. De qualquer forma, ninguém fica amigo com um estalar de dedos, e amizades de verdade fazem um bem enorme para a saúde mental e física. Por isso, se você tem um conhecido na escola ou no trabalho que lhe parece legal, por que não convidá-lo para um almoço?