Ouvir a natureza ajuda mesmo a relaxar, comprova experimento

Publicado em Notícias

PARQUE700

A semana mal começou e você já está cansado e ansioso? Experimente passar o próximo fim de semana em contato com a natureza. Um estudo confirmou que o som de um riacho ou do vento batendo entre as árvores realmente ajuda a relaxar o corpo e a mente em fases de estresse.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina Brighton e Sussex, no Reino Unido, conseguiram descobrir como isso acontece, com ajuda de artistas que prepararam audiovisuais com sons da natureza e de ambientes artificiais. Diversas pessoas foram submetidas a exames enquanto eram expostos às simulações.

Com testes para medir alterações na frequência cardíaca e o exame de ressonância magnética, os pesquisadores descobriram que os ruídos afetavam áreas do cérebro que costumam ser ativadas enquanto descansamos de formas diferentes.

Ao ouvir sons naturais, a conectividade cerebral refletia um foco de atenção dirigido para fora. Com sons artificiais, o foco de atenção era dirigido para dentro, assim como acontece em estados de ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Os testes também mostraram que o relaxamento corporal era bem maior na simulação de ambientes naturais.

O curioso é que o estado dos participantes interferiu nos resultados. Aqueles que apresentaram maiores níveis de estresse antes de o experimento começar foram os que mais demonstraram relaxamento corporal ao ouvir sons da natureza. Entre os que já estavam relaxados, houve um ligeiro aumento no estresse. Os resultados foram publicados no periódico Nature Scientific Reports.