Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Meu pênis permanece ereto após a ejaculação; é normal?

Todo homem tem o período refratário, uma fase de recuperação entre uma ejaculação e outra - iStock
Todo homem tem o período refratário, uma fase de recuperação entre uma ejaculação e outra - iStock

Redação Publicado em 08/04/2022, às 09h00

“Doutor, é normal o pênis ficar ereto por até 20 minutos depois da ejaculação?”

O tempo que o pênis fica ereto após a ejaculação varia muito de homem para homem, dependendo também do nível de excitação que o indivíduo está sentindo naquele momento. 

Assim, a ereção pode existir por 10, 15 ou 20 minutos depois de uma relação sexual ou da ejaculação, mas essa não é a regra. De uma maneira geral, após ejacular, o homem tende a perder a ereção e passa por um período refratário – que faz referência ao tempo que ele precisa para se recuperar entre uma ejaculação e outra, entre um orgasmo e outro – até que ele consiga uma nova ereção. 

Alguns indivíduos apresentam uma condição chamada de “priapismo”, caracterizada pela manutenção da ereção por um tempo prolongado e que pode provocar dor, desconforto e, até mesmo, colocar em risco a saúde do pênis.

Portanto, se o tempo de ereção for muito longo ou estiver causando algum tipo de incômodo,é importante conversar e buscar ajuda médica. Vale lembrar ainda que o uso de facilitadores de ereção e de injeção de prostaglandina podem aumentar o risco de priapismo.

Quantas vezes o homem consegue ejacular?

Isso pode variar muito. A quantidade de orgasmos em um período ou em um só dia está relacionada a diversos fatores, como: tesão, grau de satisfação, disposição e cansaço

Além disso, algumas vezes, o homem pode experimentar uma relação sexual tão intensa que se sente satisfeito apenas com ela. Sendo assim, mais do que a quantidade, o importante é a qualidade do momento que se compartilha com alguém e o prazer que isso gera e também oferece para a outra pessoa.