Experimente passar mais tempo com um cão amigo

Publicado em Destaque, Notícias

Crédito: Wikimedia Commons

Crédito: Wikimedia Commons

Você está estressado por causa dos estudos? Experimente passar mais tempo com um cachorro. Terapias com cães têm sido cada vez mais populares em universidades norte-americanas, e uma pesquisa canadense indica que a estratégia realmente funciona para melhorar o bem-estar.

Uma equipe do departamento de psicologia da Universidade de British Columbia entrevistou 246 estudantes universitários antes e depois de passar por uma sessão de “cão terapia”. Eles tinham a possibilidade de acariciar e brincar com cerca de sete ou até 12 animais em cada encontro.

Os pesquisadores observaram uma melhora sensível nos alunos, principalmente no que se refere a estresse e negatividade. E os efeitos foram percebidos não só imediatamente após as sessões, mas também dez horas depois, ou seja, eles são duradouros. Os resultados foram publicados no periódico Stress and Health.

Os autores acreditam que a estratégia pode ser útil para momentos de maior tensão, como época de entrega de trabalhos, por exemplo. O bom é que uma única sessão já é suficiente para melhorar o bem-estar.

A ação antiestresse propocionada pelos cães tem sido comprovada cientificamente em diferentes situações. Segundo outro estudo recente, feito na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a medida mostrou-se benéfica para pacientes internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).