Existe algum remédio que faz a gente crescer mais?

Publicado em Saúde, Tira Dúvidas

A altura depende basicamente da sua carga genética. Se os pais forem altos o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada. Pais baixinhos têm mais chances de terem filhos também mais baixos. Para quem quer conquistar alguns centímetros a mais não há fórmulas mágicas.

Alguns hormônios sintéticos podem estimular o crescimento. Mas em geral os especialistas (endocrinologistas) só recomendam esse tipo de tratamento para crianças que tenham distúrbios reais de crescimento. Outro recurso é tentar retardar (também com uso de remédios) a chegada da puberdade já que os hormônios sexuais dessa fase da vida inibem o crescimento dos ossos longos do corpo. De qualquer forma só um médico poderá avaliar a sua situação.

Alguns hábitos na adolescência porém podem ajudar no desenvolvimento. A alimentação é o principal deles. Se a pessoa não come bem na época em que o corpo está crescendo ele não tem de onde tirar “matéria-prima” para se desenvolver. Outro fator importante é o sono.

O hormônio do crescimento é liberado enquanto a gente dorme. Se o adolescente dormir muito pouco não dá tempo de o organismo liberar esse hormônio – e o crescimento pode ficar prejudicado. E não esqueça das atividades físicas que também estimulam o melhor funcionamento do seu organismo.