Dormir mal faz casal reagir pior às discussões do dia a dia, mostra estudo

Publicado em Notícias

problemasexual

Dormir mal não só aumenta a chance de você brigar com seu parceiro, como também aumenta o risco de você desenvolver processos inflamatórios que predispõem a doenças cardiovasculares, diabetes e artrite. Quem afirma são pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

A equipe recrutou 43 casais, que foram examinados e passaram por exames de sangue duas vezes, após preencher questionários sobre como tinham dormido nas noites anteriores. Em seguida, eles foram estimulados a falar sobre algum tema que costumava gerar conflitos entre o casal, para depois repetirem os exames de sangue.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Psychoneuroendocrinology.

Os pesquisadores descobriram que ter dormido mal não fez os participantes apresentassem marcadores de inflamação no primeiro exame. Mas fez com que eles reagissem aos conflitos com mais inflamação. Em outras palavras, a falta de sono aumentou a vulnerabilidade deles ao estresse.

Para cada hora de sono perdida, os níveis de marcadores inflamatórios aumentaram 6%. Entre os casais que usaram táticas mais agressivas no momento de discutir o tema delicado, o aumento foi de 10%. Já quem tinha dormido pelo menos sete horas reagiu melhor à discussão – o sono ajudou a neutralizar o impacto.

Conflitos fazem parte da vida conjugal, bem como dormir pouco. Agora imagine o estrago que viver brigando e dormir mal toda noite pode causar à saúde?